Naves do Conhecimento sediam competição de games

1173
Reprodução da internet

As Naves do Conhecimento da Prefeitura do Rio sediam em abril a ‘1ª Copa Nave Games’, competição em que crianças, jovens e adultos disputarão jogos de videogame em busca de prêmios que somam R$ 6 mil. Dez eventos serão disputados até as finais, que consagrarão os campeões nas modalidades Mario Kart, PES 2017 e Holodrive. Durante cada etapa classificatória da 1ª Copa Nave de Games, um desenvolvedor de jogos fará uma palestra falando sobre as oportunidades do setor.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) tem como propósito estimular as novas gerações a conhecer e se aprofundar neste mercado, por meio dos novos cursos de Game Design que serão oferecidos nas Naves do Conhecimento. A nova programação faz parte da reestruturação destes equipamentos pela nova gestão municipal, com inclusão da Economia Criativa na pauta das naves.

“O mercado de games cresce de maneira exponencial e o estímulo à Economia Criativa se mostra como uma oportunidade de melhora de vida para os jovens das comunidades atendidas pelo projeto”, explica a secretária Clarissa Garotinho. As Naves estão localizadas em nove regiões das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro: Santa Cruz, Vila Aliança, Padre Miguel, Irajá, Penha, Madureira, Nova Brasília, Triagem e Engenho de Dentro.

A inscrição para a 1ª Copa Nave Games é gratuita, e deve ser feita no site www.navedoconhecimento.rio/games. Há 1.728 vagas para os competidores, sendo 192 por Nave. Cada uma das nove Naves do Conhecimento terá uma etapa classificatória, em dois turnos, de onde sairão os representantes para as finais. Mais de R$ 6 mil serão distribuídos em prêmios, entre eles um videogame Xbox One para o campeão de cada modalidade.

Os finalistas da 1ª Copa Nave Games se apresentarão no Geek & Games Rio Festival, o primeiro do tipo a ser realizado no Brasil, com palestrantes nacionais e internacionais, exposições, concursos e todo tipo de atividade que gira em torno da cultura gamer.

 

Novo curso

O curso Introdução ao Desenvolvimento de Games é introdutório e terá dois meses de duração, começando no dia 11 de abril. Este módulo pretende ser o primeiro passo para formações específicas nas áreas de programação, design, áudio e desenvolvimento de projetos digitais. As inscrições para as 270 vagas no curso têm início nesta terça-feira, 28 de março, no site www.navedoconhecimento.rio.

 

 

Programação – 1ª Copa Nave de Games
01 de abril: Nave do Conhecimento de Triagem (R. Bérgamo, 320 – Rocha)
06 de abril: Nave do Conhecimento de Santa Cruz (R. Álvaro Alberto, S/n – Santa Cruz) e Vila Aliança (Estr. do Taquaral – Bangu)
07 de abril: Nave do Conhecimento de Irajá (Praça Nossa Sra. da Apresentação – Irajá) e Penha (R. Santa Engrácia, 440 – Penha)
08 de abril: Nave do Conhecimento de Padre Miguel (R. Mal. Marciano, S/N – Bangu) e Nova Brasília (R. Nova Brasília, 63, Maré)
09 de abril: Nave do Conhecimento de Madureira (R. Bernardino de Andrade, 126 – Turiaçu) e Engenhão (Rua Arquias Cordeiro, 1516, Engenho de Dentro)
23 de abril – Final: Nave do Conhecimento de Engenhão (Rua Arquias Cordeiro, 1516, Engenho de Dentro)