Não iremos nos calar!

Crédito: Reprodução internet.

Desde que comecei a escrever essa coluna semanal aqui pela ANF, nunca imaginei que fosse ter tanta dificuldade de fazer essa coluna. Estou devastado não só pela dor da perda da pessoa maravilhosa que era a Marielle, mas de tudo o que ela representava em vida e o que representa esse crime bárbaro que deu fim à vida de uma das maiores lideranças surgidas nos últimos 30 anos.

Marielle era uma mulher valente que se propôs a lutar não só pelos direitos humanos, mas, também, ao direito à vida de mulheres brancas, negras, LGBTs, e de todas as chamadas minorias.

Mas a Mari, não era apenas isso. Era uma fonte inspiradora para milhares de mulheres. Sua força e determinação em defender o certo era marca registrada. Mari fez o que a cartilha da meritocracia nos impõe. Estudou, trabalhou, se formou na tradicional Pontífice Universidade Católica (PUC), se especializou na Universidade Federal Fluminense (UFF), trabalhou com deputado, se elegeu com quase 50.000 votos e foi assassinada um ano após iniciar o mandato.

Esse crime horroroso foi um recado ao povo preto e, principalmente, ao povo favelado.

O sistema patriarcal racista jamais vai admitir que uma pessoa negra, principalmente vindo da periferia ou de favela tenha a possibilidade de ascender politicamente na sociedade brasileira. Fico imaginando o ódio que esses vereadores, que estão cumprindo mandato há décadas, possuem por terem que debater com uma mulher negra e muito mais culta que eles. Eles deveriam sentir uma inveja enorme. E tem mais. Mariellle estava se tornando uma grande liderança política e que, certamente, seria uma senadora, prefeita, governadora ou quiçá presidente da república.

Não serei leviano para levantar suspeitos ou apontar culpados, mas posso afirmar que a causa da morte de Marielle foi o ódio que a sociedade nutre pelos negros. Principalmente pela mulher negra. Faremos de tudo para que sua luta não tenha sido em vão. Eles podem nos matar, mas nunca irão nos calar porque somos muitos. Somos milhares de Marielle que não irão se calar até que a justiça seja feita!

#MariellePRESENTE

29197157_10156257833226563_5773363732990132224_n
Crédito: Reprodução internet.

#AndersonPRESENTE