Moradores realizam mutirão de limpeza na Biblioteca Parque de Manguinhos

Alunas e alunos dos cursos de dança e teatro da Biblioteca Parque de Manguinhos participam de protesto contra o fechamento da unidade em dezembro de 2016 (Créditos: Bruno Machado / ANF)

No próximo sábado, 27, acontece, a partir das 8 h, um mutirão de limpeza na Biblioteca Parque de Manguinhos. A ação é organizada por moradores e militantes. O espaço está fechado desde o fim de 2016.

Coletivos locais e militantes ocupam a biblioteca, que possui um importante papel social no território de Manguinhos e é um dos exemplos do descaso do Estado com a Educação. Antes frequentada diariamente por todo o público, principalmente o infantil, a Biblioteca Parque está fechada desde 31 de dezembro de 2016. Apesar dos boatos, a promessa de reabertura continua sendo uma utopia, assim como é o caso da Biblioteca Parque da Rocinha e de outras unidades.

Atualmente, o espaço está empoeirado e há revezamento para vigiar o local. Quem passa em frente à unidade consegue ver um cartaz que diz “Estamos sem água”, fato que comprova a seletividade do investimento das verbas públicas.

Para quem quiser participar do mutirão, basta comparecer ao local a partir das 8h da manhã. O Coletivo Comunitário de Manguinhos, que organiza a iniciativa, solicita aos voluntários que colaborem com materiais de limpeza como vassouras, rodos, panos e produtos.