Morador oferece aulas gratuitas de jiu-jítsu

Créditos: Acervo pessoal

Formar para o amanhã: esse é o objetivo de Eliton Garça, morador do Morro do Andaraí que há 18 anos treina crianças e jovens no projeto Guerreiros do Futuro. O lutador profissional de 42 anos oferece aulas gratuitas duas vezes por semana na Quadra do Cemasi.

Eliton começou o projeto em 1998, na quadra da escola de samba Flor da Mina. Agitador da comunidade, ele promove todo ano um torneio de luta no Morro do Andaraí. Em julho, ele realizou a 14ª Copa Juvenil de Jiu-Jítsu. “É um grande orgulho ver a transformação de crianças em jovens e dos jovens em adultos, sendo um grande pai de família na educação, na disciplina e no respeito”, afirma o lutador, que recentemente encerrou sua carreira disputando uma .

O lutador está em busca de apoio para o projeto, sonha criar a Copa Mundial das Comunidades em 2018 e se orgulha de ter gerado pupilos. Mateus Matos chegou ao Guerreiros do Futuro aos 13 anos e sofria com crises de asma e bronquite frequentes. O esporte o curou e ainda lhe deu um norte na vida. Ele foi campeão brasileiro em 2014 e hoje dá aulas na Vila Olímpica da Mangueira, além de fazer trabalho voluntário na UPP Andaraí ensinando o que aprendeu com o mestre Eliton para as crianças da comunidade. “Agradeço a oportunidade que me foi dada, me incentivando a seguir nesse esporte. Tudo que aprendi foi nesse projeto”, resume.

Publicado no mês de outubro de 2017 no jornal A Voz da Favela