Marcelo Crivella é eleito prefeito do Rio de Janeiro

Marcelo Crivella durante participação no Encontro da Favela com Candidatos à Prefeitura do Rio, realizado pela ANF em setembro. (Créditos: Daniel Ramalho / ANF)

Já com 100% das urnas apuradas, Marcelo Crivella (PRB) é o novo prefeito do Rio de Janeiro. Crivella obteve a preferência de 59,36% do eleitorado, contra 40,64% do adversário Marcelo Freixo (PSOL). O candidato eleito fez o discurso da vitória no Clube de Bangu ao lado do vice-prefeito Fernando MacDowell e aliados políticos, como Clarissa Garotinho e os derrotados do primeiro turno Carlos Osório (PSDB), Indio da Costa (PSD) e Flávio Bolsonaro (PSC). Esta era a terceira vez em que ele tentava se eleger no âmbito do executivo municipal.

Após uma campanha polêmica, marcada pelas acusações de intolerância e críticas à sua excessiva proximidade com a Igreja Universal do Reino de Deus, o agora ex-senador Marcelo Crivella terá como principal desafio os muitos problemas que o Rio de Janeiro enfrenta no período pós Olimpíadas, como a falência do Estado, o esvaziamento dos cofres públicos municipais, a paralisação de obras da Transbrasil e a volta dos confrontos armados nas favelas causados pelo fracasso da política de pacificação.