MAR abre mostras de Marcos Chaves e coletivos de São Paulo

 

Terça-feira, 27 de Janeiro, às 10h, o Museu de Arte do Rio – MAR abre ao público as exposições Paisagens não vistas, individual de Marcos Chaves, e Zona de Poesia Árida, que reúne 55 obras de coletivos com atuação em São Paulo e pertencem à Coleção MAR.

ZONA DE POESIA ARIDA Credito Frente 3 de FevereiroDando início às comemorações pelos 450 anos do Rio de Janeiro, o Museu de Arte do Rio – MAR apresenta ao público uma visão insólita da cidade a partir do olhar do artista plástico Marcos Chaves. Paisagens não vistas reúne, entre fotografias e vídeos, um conjunto de mais de 30 obras (algumas inéditas) produzidas a partir de 1990 e que, juntas, investigam urbanidade e natureza sob um prisma contemporâneo. Entre o humor, a ironia e a tragédia, os trabalhos discutem a paisagem, o cotidiano, a cultura e os aspectos sociais e econômicos numa espécie de crônica visual.

Já Zona de Poesia Árida traça um panorama do intenso papel de ativismo assumido pela arte a partir dos anos 2000, com a participação de coletivos atuantes em São Paulo. São 55 trabalhos, entre vídeos, fotografias, gravuras, intervenções e performances que pertencem à Coleção MAR e integram o Fundo Criatividade Coletiva/Doação Funarte, formado por meio da 6a edição do Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça.

Para marcar a abertura das mostras, acontecem duas Conversas de Galeria. Às 15h, integrantes dos coletivos que compõem Zona de Poesia Árida e os curadores Daniel Lima e Túlio Tavares conversam com o público. Às 18h será a vez de Marcos Chaves e a curadora Ligia Caongia participarem do bate-papo com os visitantes. As exposições ficam em cartaz até 31 de maio.

Coletivos Zona de Poesia Árida: Frente 3 de Fevereiro, Bijari, Contrafilé, Nova Pasta, Esqueleto Coletivo, Cia Cachorra, A Revolução Não Será Televisionada, COBAIA, EIA, Política do Impossível, Ocupeacidade, Espaço Coringa, Catadores de Histórias, Mico, Dragão da Gravura e Elefante.

Marcos Chaves - Arquipélago - 2010.
Marcos Chaves – Arquipélago – 2010.