Manifesto em apoio as famílias despejadas da Favelinha da TELERJ

desocupacao-telemar

(Associação de Moradores da Favela do Jacarezinho,Comunidade 2 de Maio, Mandela, Manguinhos, Arará, São Pedro e São João)

 O presente Manifesto é o instrumento oficial dos moradores destas e de outras favelas que ocuparam o antigo prédio da TELERJ – hoje, da OI – que buscavam neste espaço um local para suas possíveis moradias.

A retirada destas pessoas não pode por fim ao sonho da moradia, uma vez que é necessário uma política imediata, real e concreta para que definitivamente todos possam viver com dignidade. Esta é uma obrigação do Estado. Vamos fazer valer o que já está escrito na Constituição Federal.

Outro fato, é o tratamento dado a este povo sofrido quando do momento da desocupação. Deveriam imediatamente cadastrar estas pessoas com critérios claros e definidos. Não com as ações truculentas de uma política que podemos chamar de “Sangue na Boca”, ou seja; pancadarias, maus tratos e humilhações. Também repudiamos a comparação dos sem-moradias com baderneiros. Pior ainda é afirmar que suas ações seriam orquestradas por traficantes. Esta é outra prática que precisa ser extinta: a CRIMINALIZAÇÃO dos Movimentos Sociais. Desta forma, podemos afirmar que OCUPAR É UM DEVER! Todo apoio para a ocupação que ocorre em frente a Prefeitura do Rio!

Exigimos:

– Solução imediata para os moradores que estavam ocupando o espaço;

– Destinar a curto prazo as moradias dos programas de habitação, dos governos, que estão sendo construídas e as que estão prontas e desocupadas aos moradores que foram despejados;

– Averiguação de todos os casos de violação dos Direitos Humanos (como o garoto que perdeu uma das vistas) que ocorreram durante a desocupação, assim como apuração rigorosa e punição dos culpados na ação do Estado;

– Construção de um projeto amplo e extenso de habitação popular com participação do conjunto dos movimentos sociais e entidades organizadas das favelas;

– O fim da criminalização da pobreza e dos movimentos sociais;

Todos à plenária hoje no SINDIPETRO RJ, Av. Passos, 34, Centro. Organizar a Luta dos Desabrigados da TELERJ com o conjunto dos movimentos sociais. Qualquer ato que venha a ocorrer e as demandas levadas pelos moradores e entidades das Favelas, precisam do apoio e experiência de todas as organizações que historicamente lutam junto aos trabalhadores por suas melhorias e reivindicações. As favelas estão se sentido muito pressionadas devido aos últimos acontecimentos e, por isso, a reunião no SINDIPETRO é de extrema relevância. Mais uma vez qualquer iniciativa de ato deve ser discutido e muito bem organizado em plenária.