Literatura, cultura e arte ocupam Complexo de Manguinhos

Biblioteca Parque de Manguinhos. (Créditos: Reprodução Internet)

A tarde de segunda-feira, 11, vai ser de literatura, teatro e música em Manguinhos. Amanhã acontece na Biblioteca Parque de Manguinhos, a partir das 13 h, o lançamento da Agenda Cultural Mandela Vive 2017-18, calendário de eventos artísticos da região. O seminário Literatura no Dente, que investiga há três edições a produção literária favelada, é uma das atrações. A iniciativa é do Ecomuseu de Manguinhos/RedeCCAP.

Agenda Cultural Mandela Vive desenvolve ações que têm como protagonistas os moradores do Complexo de Manguinhos. Para iniciar os trabalhos já pensando em 2018, a ação apresenta esquetes, roda de hip hop e um debate sobre humor na literatura negra durante toda a tarde.

O III Literatura no Dente, seminário de favelofagia e outras poéticas políticas, é a grande atração do dia. Com o tema “Fale ao motorista apenas o indescritível: as estratégias do humor na combativa literatura negra”, o debate busca traçar estratégias para a utilização do riso como resistência na literatura negra. Participam do debate os escritores Álvaro Marins e Janaína Abílio, a educadora Vanessa Andrade e a atriz Sirlea Aleixo. A mediação é do editor Felipe Eugênio.

Confira a programação completa:

13 h – Abertura da Agenda Cultural Mandela Vive com o Grupo Música na Calçada
Esquetes: “A literatura de outono do morador 301” e “Obrigada pelo pó”, com Dieymes Pechincha e Sirlea Aleixo.

14 h – III Literatura no Dente: “Fale ao motorista apenas o indescritível: as estratégias do humor na combativa literatura negra”
Com Janaína Abílio (escritora), Vanessa Andrade (educadora), Sirlea Aleixo (atriz) e Álvaro Marins (escritor). Mediação de Felipe Eugênio (editor).

16h30 – Hip Hop Saúde + Roda de freestyle com banda Tritura

 

Serviço:
Lançamento da Agenda Cultural Mandela Vive 2017-18
Data: 11 de dezembro, a partir das 13 h
Endereço: Biblioteca Parque de Manguinhos (Av. Dom Helder Câmara, 1184, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ)
Entrada franca.