Líderes de favela se reúnem com Freixo em Manguinhos; veja fotos

Candidato à prefeitura ouviu demandas de líderes de favelas do Rio

Líderes de favelas fizeram suas reivindicações (Créditos: Bruno Machado / ANF)

Neste domingo (16), representantes de diversas favelas do Rio estiveram presentes em encontro realizado pelo candidato à prefeitura do Rio Marcelo Freixo (PSOL) em Manguinhos. Freixo fez uma caminhada da Quadra da G.R.E.S. Unidos do Jacarezinho até a Praça de Manguinhos ao lado da candidata à vice Luciana Boiteux, da vereadora recém-eleita Marielle Franco e militantes. Durante o trajeto, ele conversou com populares.

Lideranças de comunidades como Manguinhos, Jacarezinho, Maré, Indiana e Providência colocaram em pauta a necessidade de propostas para urbanização, saúde e habitação. “Você fala de governar com a gente. Olhe pras favelas. Valorize a atenção básica”, pediu a líder da Favela da Indiana / Borel Inês Ferreira. Aluguel social, aumento de casos de tuberculose, falta de políticas sociais para as favelas e regularização de mototáxis foram algumas das questões levantadas.

Marcelo Freixo ressaltou a importância de ouvir os eleitores para entender cada vez mais as necessidades locais e defendeu a proposta de criar conselhos comunitários para fazer valer as vozes dos moradores. O candidato também fez duras críticas ao adversário Marcelo Crivella (PRB) e pediu união para discutir possibilidades reais de mudança para a cidade: “Não foram poucas as vezes em que nós, aqui, presentes, nos encontramos contando corpos. A gente agora precisa se encontrar para outras pautas”, finalizou.