Lançamento do livro Tudo junto e misturado – O almanaque da favela

convite

O livro Tudo Junto e Misturado: o almanaque da favela, da jornalista e mestre em antropologia Mônica Rodrigues, será lançado na próxima sexta, dia 11 de abril, de 19 h as 22 h na nova Livraria da Travessa em Botafogo, em frente ao Cinema Estação Botafogo.

A autora pretende mostrar uma nova visão  através de pesquisa sobre turismo comunitário o Brasil e no Rio, após a pacificação das favelas. De brinde, um roteiro da favela Santa Marta rico em fotos.

O Almanaque da favela demonstra como o turismo ajuda a vencer preconceitos e noções negativas pré-concebidas sobre as favelas brasileiras, noções que ainda existem em muitos espaços da sociedade e guiamentos de empresas.  E também como esta pode ser uma atividade econômica que, ao mesmo tempo, proporciona troca de conhecimento entre as pessoas e  gera inclusão social . Fazendo um passeio por experiências do chamado turismo de base comunitária no Brasil, vai além das favelas, citando o trabalho de cooperativas das mais variadas, pescadores, artesãos, costureiras, todas elas como forma de geração de renda e de economia solidária.

 “Apresentamos reflexões que começaram a surgir a partir da experiência concreta de grupos turísticos e de pesquisadores em favelas na cidade do Rio de Janeiro, em 2010. Antes, só havia referência de trabalhos na Rocinha, que começaram em 1992, mas eram bastante diferentes do que ocorre na favela Santa Marta hoje.  Mostramos  que a prática turística pode ir além de uma visita superficial, ou apenas restrita a estrangeiros, ou ainda aos que gostam de “ver pobreza” como era comum antes”, explica a autora que vai doar 700 exemplares para serem vendidos diretamente na favela Santa Marta, pelos moradores, e aplicados no turismo local. A venda vai acontecer na laje Michael Jackson ou pelo email: vendanafavela@gmail.com ( moradora Salete )

Quem comprar o Almanaque leva de brinde, um roteiro sobre a Favela Santa Marta rico em fotos e pensado a partir da colaboração de diversos moradores da favela, que  atuam no turismo local, com dicas para você conhecer as histórias e curiosidades do morro.

DSC_9666
Foto: Ivanildo do Carmo, morador da favela Santa Marta e fotógrafo