Lançamento do livro Cadê o Amarildo?

Evento BOCA

 

 

No dia 24 de setembro, acontecerá no Circo Voador, Centro do Rio, o evento B.O.C.A. — Brigada Organizada de Cultura Ativista — reunindo os maiores coletivos e grupos da imprensa democrática e popular em oficinas durante toda a noite. Serão cinco horas de evento com oficinas de streaming (transmissão ao vivo pelo celular), projeção, administração de redes sociais, shows de rap, exibição de filme, exposição de fotografias e debates, entre outras atrações. O evento é gratuito.

Na ocasião, será lançado o livro ‘Cadê o Amarildo: os novos donos da favela’, escrito pelo jornalista de AND, Patrick Granja. A obra é o 4º volume da coleção criminologia de cordel e reúne textos jornalísticos publicados por AND sobre casos de violência policial nas favelas do Rio de Janeiro entre 2010 e 2015. Uma publicação da Editora Revan e do Instituto Carioca de Criminologia.

Desde o início da noite até o final do evento, acontecerá a exposição de fotografias ‘É nós por nós’, reunindo um vasto material registrado pelo fotógrafo de AND, Ellan Lustosa, mostrando os bastidores da cobertura da violência policial nas favelas do Rio de Janeiro nos últimos dois anos. O material foi selecionado e tratado pelo próprio fotógrafo, autor de outros importantes trabalhos fotográficos do Jornal A Nova Democracia, como a recente exposição ‘Retratos da Revolução Agrária’, realizada na Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

A próxima edição da B.O.C.A. também reunirá oficinas de comunicação popular, como a oficina de streaming a ser realizada pela Mídia Independente e Coletiva, importante parceira de AND que vem se destacando na cobertura das manifestações e atividades do movimento popular, realizando transmissões ao vivo e produzindo filmes e documentários retratando a luta do povo no Rio e em outras regiões do Brasil.

Outra importante atividade que acontecerá durante o evento é a oficina de projeção, a ser realizada pelo Coletivo Projetação, outro parceiro de peso de AND. O Projetação também se destacou a partir das manifestações de junho de 2013 por conta das projeções que, desde então, chamam a atenção de todos, estampando artes de protesto e luta nos prédios e outras estruturas da cidade. Depois de uma campanha de financiamento coletivo, realizada na internet no ano passado, o Projetação adquiriu uma bicicleta que, depois de modificada a base de muita solda, transformou-se em um cineclube móvel, capaz de levar cinema para as praças e outros espaços públicos da cidade.

Às 20h, será exibido o filme ‘Cada luto, uma luta’, dirigido pelo cineasta Victor Ribeiro, do grupo Rio 40 Caos, e pela ativista de Manguinhos, Ana Paula Oliveira, que também compõem o quadro de personagens do curta-metragem. O filme mostra como que, a partir do assassinato de seu filho pela Polícia Pacificadora, Ana Paula se juntou a outras mães que perderam seus filhos e converteu-se em uma incansável ativista contra a violência policial nas favelas da cidade.

A exibição do filme será seguida de um rico debate com o tema ‘Comunicação Popular e resistência’, reunindo representantes do Coletivo Papo Reto — grupo de comunicação popular do Complexo do Alemão —, A Nova Democracia, e Núcleo Piratininga de Comunicação — importante núcleo da comunicação democrática e popular responsável pela formação de incontáveis comunicadores que vêm se destacando na produção de perspectivas diferenciadas a respeito das lutas e da realidade do povo e dos acontecimentos cotidianos da cidade.

Para fechar o evento, uma grande roda de Rap animará a noite e, da maneira mais democrática possível, irá trazer para o B.O.C.A. o melhor do Rap de combate produzido por grupos originários das favelas e bairros pobres da cidade, entre eles, Us Neguim Q Naum C Kala, Negra Rê, Matilha Rap, DJ Dog, Repper Fiell e Sahell. O evento será mais um importante passo na divulgação do conteúdo e dos métodos utilizados e aprimorados a cada dia pela imprensa democrática e popular, seus jornais, núcleos e coletivos empenhados em produzir conteúdo para o povo a partir das suas perspectivas.

Segue a programação:

19h – 0h: Exposição de fotos ‘É nós por nós!’ – Fotos registradas por fotógrafos e repórteres cinematográficos do Jornal A Nova Democracia mostrando cenas do cotidiano de cobertura da violência policial nas favelas da cidade.

19h – 22h: Lançamento do livro ‘Cadê o Amarildo: Os novos donos da favela’ – Quarto volume da coleção criminologia de cordel, o livro de Patrick Granja reúne textos jornalísticos sobre casos de violência policial nas favelas do Rio de Janeiro de 2010 a 2015. Uma publicação da Editora Revan e Instituto Carioca de Criminologia.

19h – 22h: Oficinas permanentes de transmissão ao vivo, registro de conflitos e utilização das redes sociais com a Mídia Independente Coletiva – MIC e o Coletivo Mariachi.

20h: Exibição do filme ‘ Cada Luto, Uma Luta’ pelo Coletivo Projetação – Filme produzido por Rio 40 Caos e dirigido por Ana Paula Oliveira e Victor Ribeiro, mostra os bastidores da luta de uma mãe que teve seu filho assassinado pelo polícia em maio de 2014 e de que forma a atuação da imprensa democrática e popular ajudou a tornar público o crime e a dar voz a uma mãe e sua militância.

20:30h: Debate com o tema ‘Comunicação popular e resistência’
Mesa: Núcleo Piratininga de Comunicação, Coletivo Papo Reto e Jornal A Nova Democracia

21:30h: Roda de RAP:
Negra Rê,
Sahell [Johnny Julião] ,
Matilha Rap,
DJ Dog,
Repper Fiell,
Us Neguin Q Não C Kala