LADO C, NA FAVELA DO JACAREZINHO/RJ(Intercâmbio Cultural da Bienal da UNE 2015)

lado c jaca

Nesta quinta-feira, dia cinco de fevereiro de dois mil e quinze, participei com outros estudantes, da visita guiada pela Agência de Notícias das Favelas- ANF, através do intercâmbio cultural “Lado C” da Bienal da UNE.

Estávamos sendo guiados pelo Rumba Gabriel, colaborador da ANF e André Fernandes, Jornalista e fundador da Agência de Notícias das Favelas, quando nos deparamos com policiais da UPP abordando um jovem. Os moradores gritavam apavorados pedindo socorro. Pediam para que filmássemos, como prova ao resto do país, a realidade da favela. Quando perceberam que estavam sendo filmados, os UPPs se alteraram, nos proibiram de pegar os celulares ou câmeras e trancaram documentos de algumas pessoas. Foi um completo terror. Tantos policiais, cada qual com um fuzil na mão, como se estivessem em clima de guerra. Nós ficamos nervosos, com medo e chocados ao vermos moradores tão oprimidos.
Enquanto os policiais decidiam se iriam nos liberar, conversávamos com os moradores, que atenciosos nos trouxeram até um refrigerante, pois estávamos com muito calor. Pude observar que do outro lado do chamado “Rio Jacarezinho”, valão a céu aberto, alguns policiais da UPP trocavam provocações através de sinais com adolescentes que estavam do nosso lado.
Alguns moradores, que estavam conosco, nos contaram que um adolescente de dezessete anos, cujo o apelido era Pão, tinha sido morto a pancadas por um policial. A mãe do garoto, desesperada pedia justiça. Quando perguntamos para um jovem, que perto de nós estava, se ele não tinha medo de conviver diariamente com tanta violência, nos disse: “Não tenho medo, eu tenho ódio por causa de tudo isso!”, entendemos naquele momento, que a violência local é gerada não só pela desigualdade social, mas também pela injustiça.
Assim que fomos liberados, continuamos nosso destino até o local onde logo almoçamos. Tivemos uma roda de conversa com o sociólogo Caio Ferraz, o estudioso do processo de pacificação Marcos Barreira, Rumba Gabriel, e com André Fernandes. Foi muito construtivo, fomos muito bem recebidos e presenteados com uma bela feijoada!

Carolina Silva
Estudante de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul(PUC-RS)