Juca Ferreira debate ao vivo ações de cultura no Dialoga Brasil

Dialoga Brasil

Esta quinta-feira (3) é dia de bate-papo com o ministro da Cultura, Juca Ferreira. A partir das 11 horas, ele estará ao vivo para tirar dúvidas sobre as ações e políticas de cultura no Dialoga Brasil, plataforma de participação social criada em julho pelo governo federal. Interessados podem enviar perguntas por meio da hashtag #DialogaJuca. O diálogo será transmitido ao vivo pelo site e redes sociais do MinC e do Dialoga Brasil.

O Dialoga Brasil permite que qualquer cidadão – por meio do computador, tablet ou celular – proponha, vote ou apoie ações do governo e conheça os principais programas de cinco grandes áreas (Cultura, Educação, Saúde, Redução da Pobreza e Segurança Pública). A Cultura entrou no projeto no dia 14 de julho e já conta com mais de 30 mil acessos.

Das sete ações da área cultural expostas no Dialoga Brasil, os temas Cultura e Educação (5.576 acessos e 101 propostas), Brasil de Todas as Telas (5.267 acessos e 59 propostas) e Política Nacional das Artes (4.838 acessos e 87 propostas) foram os mais acessados. Até 31 de agosto, já eram 428 propostas relacionadas a todos os temas. Com o Dialoga, cada ministério terá uma melhor forma de organizar e estruturar políticas públicas.

No último dia 28 de agosto, o ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou de cerimônia de apresentação do Dialoga Brasil em Fortaleza e pediu para que a população se engaje e participe. “O Ministério da Cultura, nesses 12 anos, constrói políticas com participação dos artistas e fazedores de cultura. Temos vários mecanismos de participação, mas o Dialoga Brasil coloca o diálogo numa escala muito maior”, afirmou.

O resultado das propostas do Dialoga Brasil sairá em novembro, com a divulgação final do diálogo em rede e as votações. As três melhores propostas serão incluídas diretamente nas conferências nacionais de cada tema, podendo tornar-se parte da política pública nacional. O Dialoga Brasil tem cinco temas e 27 programas abertos ao público para o debate. No total, atingirá 14 temas e 80 programas prioritários para o governo federal.

O Dialoga já passou pelas cidades de Salvador, Recife e Fortaleza. Na próxima sexta-feira (4) será a vez João Pessoa, capital da Paraíba, receber o programa e conhecer mais sobre a plataforma.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Ministério da Cultura