Jovens de quatro favelas ocupam festival de arte e tecnologia Multiplicidade

FB_IMG_14725994226996108
Instalação de holograma Glitchados faz parte da programação do Festival Multiplicidade 2016 (Créditos: Divulgação)

 

Inserida em cada vez mais espaços tradicionais de arte e cultura na cidade, a periferia está muito bem representada no Festival Multiplicidade, que acaba de iniciar suas atividades 2016. Jovens artistas de quatro diferentes favelas do Rio são os criadores da instalação “Glitchados”, que ocupa o primeiro andar do Oi Futuro Flamengo. A visitação acontece até o dia 11 de setembro, com entrada franca, das 11h às 20h.

Originado da expressão “glicth”,  a destruição por erro de frames (quadros) que contém importantes informações sobre a imagem em um arquivo de vídeo digital, a instalação “Glitchados”  é uma criação coletiva em holograma de Eloi Leones (Complexo do Alemão), João Vitor (Rocinha), Kareym Assis (Fallet Fogueteiro) e Robson Alves (São João de Meriti). Todos os jovens são formados na Oi Kabum! Rio. “O projeto surgiu a partir de uma série de experimentações em arte digital. Durante o processo, não se sabia qual seria o resultado final ou mesmo se existiria algum resultado. A descoberta da beleza do glitch é a descoberta da beleza dos nosso próprios erros”, afirma Eloi Leones, um dos criadores da obra.

 

FB_IMG_14725994410051958
Jovens tiveram obra selecionada dentre as exposições multimídia da Oi Kabum (Créditos: Divulgação)

 

Com temática futurista, a 12ª edição do Festival Multiplicidade vislumbra o mundo no ano de 2025 e ocupa todo o prédio do Oi Futuro Flamengo. Com cinco andares repletos de obras que exploram a interatividade e a inovação, o festival busca criar diálogos entre som e imagem através de tecnologias hi-tech e low-tech e promover o intercâmbios com artistas visuais do mundo todo. Além da exposição dos jovens, o evento também traz “Acerto”, instalação audiovisual de Hermeto Pascal que utiliza instrumentos e objetos diversos, de berrantes e latas de lixo.

“Pra nós é uma experiência incrível, porque a gente nunca imaginou que ninguém fosse se interessar pelo fizemos. Quando que eu iria pensar em expor num festival de tecnologia e arte bastante conhecido? Nunca na minha vida. É muito legal saber que a gente tem potencial pra estar expondo no mesmo lugar que o Hermeto Pascoal e ficar de igual pra igual com outros artistas do mundo todo, que criaram coisas incríveis também”, conclui Eloi.

 

Confirma a programação completa:

Festival Multiplicidade_2025_Ano_20

– 1º Nível / Térreo
Glitchados
Criação coletiva dos alunos da Oi Kabum! Rio: Eloi Leones, João Vitor da Silva, Kareym Assis e Robson Alves

– 2º Nível / Galeria 1
Chão de Telhas
Instalação Audiovisual: Júlio, André e Letícia Parente

– 4º Nível / Galeria 2
Eyjafjallajjökull
Instalação Audiovisual: Joanie Lemercier
Música: Paul Jebanasam e Robert Henke
Produção: Juliette Bibasse

– 4º Nível / Galeria 2
Acerto
Instalação Audiovisual: Hermeto Pascoal e Pablo Ribeiro

– 5º Nível / Galeria 3
Jardim do Joaquim
Instalação: Tomás Ribas

 

Serviço
Festival Multiplicidade_2025_Ano_20
Data: Até o dia 11/09 (Terça a domingo das 11h às 20h)
Endereço: Oi Futuro Flamengo (Rua Andrade Pertence, 63 – Catete, Rio de Janeiro)
Entrada Franca