Jovem morador de favela bate recordes de títulos e prêmios no futebol de base

Créditos - Leonardo França

O Complexo do Alemão está em festa nesta quinta-feira (19) Lucas está embarcando para seu primeiro Campeonato Internacional.O jovem foi convidado pela Federação para integrar a Seleção Carioca, no Disney Cup International (Orlando, EUA) na Categoria Adulto.

Lucas Santanna, 18 anos, ganhou mais títulos do que qualquer pessoa de sua idade, no Futebol Brasileiro. Mais de 16 títulos e prêmios, a maioria, de Melhor Jogador do Campeonato e Artilheiro bem como diversos títulos de Campeão Brasileiro, Estadual e Carioca conquistados com os times.

Poucos jovens atletas, conseguem acumular 16 Títulos e Prêmios em apenas 6 anos, no Futebol de Base no Brasil. Principalmente se este jovem mora em favela. Lucas Santanna, do Complexo do Alemão, é um destes heróis anônimos que enchem seu Estado e Município de Títulos enfrentando todo tipo de adversidade para jogar.

“A gente escutou o treinador de um time forte, gritando no vestiário ao lado ‘nós não vamos perder para um grupo de favelados, né?’. Aquilo deu mais força para a gente. Naquela hora vimos que a gente tinha que ganhar.” Conta Lucas que ganhou o Prêmio de Artilheiro e Melhor Jogador do campeonato.

A contar por suas atuações, Lucas pode ter a chances de trazer o Prêmio de Melhor Jogador ou Jogador Revelação, no Campeonato, como vem conseguindo sucessivamente, assim poderá ajudar o time na eventual conquista de um título, como fez recentemente no Olaria, conquistando a artilharia do campeonato estadual com 28 gols.

A história da vida de Lucas um verdadeiro campeão vai virar livro escrito por Lucia Judice, Consultora de Responsabilidade Social do Flamengo e publicado pela Editora do Grupo Favela Art de Mariluce Mariá.

“A realidade que Lucas e dos meninos do time do Complexo do Alemão viviam, estava na estatística dos 99% de meninos que sonham em ser jogadores e jamais conseguirão chegar sequer a um bom Centro de Treinamento, no Brasil. E se chegarem, estarão expostos a todo tipo de desafio que vai desde ter que viver longe da família, até terem sobre os ombros a expectativa de poderem salvá-la da pobreza.” Conta, Lucia Judice.

“As pessoas precisam entender que mesmo com a maioria dos profissionais de futebol saindo de comunidades pobres, é por puro acaso ou sorte que eles conseguem vencer as dificuldades para jogar. ” Explica Mariluce Mariá

Que a história do menino Lucas, nos sirva de inspiração para continuar acreditando em nossos sonhos.