IPP reúne governos, empresas e sociedade civil para lançar o Pacto do Rio

Logo Pacto do Rio

Idealizado por Eduarda La Rocque, o projeto tem como objetivo unir diversos segmentos e contribuir para uma cidade mais integrada

Na próxima quarta-feira, dia 17 de dezembro, Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), presidido por Eduarda La Rocque (ex-Secretária municipal de Fazenda) lança o Pacto do Rio: por uma cidade integrada, no Museu de Arte do Rio (MAR).

Pacto do Rio é um conjunto de compromissos articulados entre os setores público e privado, a academia e a sociedade civil, com base em informação qualificada e compartilhada, para promover e monitorar o desenvolvimento sustentável da cidade do Rio de Janeiro. O objetivo é gerar uma grande rede – compartilhada, autorregulada,  autofinanciada e apartidária –, capaz de unir esforços entre os segmentos e diversos atores em prol da melhoria da qualidade de vida da população, através da integração da cidade.

A iniciativa é inédita no Rio de Janeiro e foi proposta pelo IPP no âmbito da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (SDSN). Lançada pelo Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em agosto de 2012, a SDSN Global mobiliza conhecimentos técnicos e científicos da academia, da sociedade civil e do setor privado para acelerar o aprendizado conjunto.

 Mais de 50 instituições já estão em processo de adesão ao Pacto do Rio, cuja consolidação se dará por meio de projetos e boas práticas que serão incorporados à iniciativa inovadora, como afirma Eduarda La Rocque.

“O Pacto do Rio também funciona como uma plataforma para dar visibilidade e aumentar eficiência das iniciativas que já são realizadas e para as quais pretendemos dar escala, evitando sobreposição e fragmentação de esforços e interrupção dos projetos”, explica a presidente do IPP.

Estarão presentes:
Eduarda La Rocque, presidente do Instituto Pereira Passos (IPP)
Israel Klabin, Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável
Rosiska Darcy de Oliveira, Rio Como Vamos
Marco Simões, SDSN Brasil e Coca-Cola
André Lara Resende
Marília Pastuk, Fórum Nacional
Marina Grossi, CEBDS
Júnia Santa Rosa, Secretaria Nacional de Habitação
Junior Perim, Circo Crescer e Viver
André Fernandes, ANF – Agência de Notícias das Favelas
Entre outros

O MAR – Museu de Arte do Rio fica na Praça Mauá, 5 – Centro. O evento será das 9:00 âs 18:00 hs.