Integrante da equipe da RACC em Recife sofre violência racial

O professor Rennan Peixe, videomaker da Rede de Agentes Comunitários de Comunicação (RACC) em Recife, foi agredido pelo seu vizinho no bairro de Iputinga, zona oeste de Recife. Segundo relato feito pelo educador no Facebook, o vizinho há tempos já o perseguia, e desta vez o agrediu fisicamente – motivado por discurso de ódio racista, pois Rennan é negro e candomblecista.

O fotógrafo e videomaker Rennan Peixe é integrante da equipe da RACC em Recife. Foto: Arquivo pessoal / Facebook

O fato aconteceu na última quinta-feira (19). A polícia foi chamada para registrar a ocorrência, mas o relato de Rennan chama a atenção para a falta da atenção devida para o caso. Segundo o professor, foi necessário apresentar a carteira de servidor público para que ele pudesse ser ouvido pelas autoridades policiais.

“[Precisei] apresentar a carteira funcional de funcionário público [fornecida pelo Governo de Pernambuco] para que tivesse o mínimo de tratamento na condição de humanidade. Isso perdurou todo o processo, inclusive na delegacia, onde o delegado só baixou o tom e me tratou como “cidadão” depois de especificar minha função enquanto servidor. (…) O delegado não me ouviu, negou-se ao flagrante, mesmo com os vídeos. O mesmo afirmou que isso é com o judiciário que vai me intimar sabe lá quando.”, relata. Rennan registrou a agressão em vídeos que foram publicados em sua conta do Facebook.

Parte do print do relato de Rennan Peixe no Facebook. O relato completo está disponível neste link.

A situação ganhou repercussão em Recife e região metropolitana, visto que Rennan é um profissional referenciado e conhecido na cidade pelo seu trabalho. O fato será analisado pela Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nesta segunda (23), às 14 horas. A ANF estará presente nessa reunião e acompanhará de perto o caso.

EDIT: A reunião da Comissão foi adiada. Em breve será comunicada nova data.