Inscrições para prêmio de diversidade étnica e cultural acabam dia 20

Créditos: Tiago Nascimento / ANF)

Até a próxima quarta, 20, estão abertas as inscrições para a segunda edição do Prêmio Osé Mimo de Valorização da Diversidade Étnica e Cultural. Os vencedores vão ser anunciados em 11 de outubro, durante uma cerimônia no Teatro Municipal Carlos Gomes.

Onze organizações da sociedade civil, coletivos ou pessoas físicas vão ser premiados em sete categorias: Promoção da Cultura, Manutenção do Patrimônio Material e Imaterial, Proteção dos Direitos, Respeito entre as Religiões, Serviço Social e Ações de Sustentabilidade, Mídia e Comunicação, e Combate ao Racismo e Discriminação. Os interessados em concorrer à premiação devem se inscrever pela internet. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.

Organizado pelo coletivo homônimo do prêmio, Osé Mimọ significa “machado sagrado”, e foi idealizado por quatro casas de religiões de matriz africana. A cerimônia de entrega do Prêmio Osé Mimo pretende fazer uma ligação entre o passado e o futuro, numa grande festa em exaltação à ancestralidade africana. A ialorixá Mãe Beata de Iemanjá, falecida em maio deste ano, será homenageada por sua trajetória cultural, política e religiosa.

A companhia de dança Corpafro, liderada pela coreógrafa Eliete Miranda, apresenta performances representando orixás femininos.

Serviço:
Inscrições II Prêmio Osé Mimo
Data: até 20 de setembro pela internet
Maiores informações: inscricaoosemimo@gmail.com