Inscrições abertas: Residência Favelada 2.0 empodera mulheres

Créditos: Divulgação

Se você é mulher, tem entre 14 a 29 anos, é moradora de favela do Rio de Janeiro ou da Baixada Fluminense, se liga: o GatoMÍDIA abriu as inscrições para a oficina Favela 2.0 – Construindo Gambiarras para o Futuro, que oferece formação em mídia e tecnologia. Os encontros ocorrem entre os dias 06 a 16 novembro, das 14 às 18 h, na Casa Brota e no Espaço Democrático de União, Convivência, Aprendizagem e Prevenção (Educap), localizados no Complexo do Alemão.

A Residência Favelada 2.0 – Construindo Gambiarras para o Futuro realiza sua segunda edição e oferece oficinas de produção nas áreas de processos criativos, métricas, redes sociais, ferramentas de criação, gestão de canal no Youtube e design gráfico. A criação de uma campanha de publicidade afirmativa nas redes sociais também faz parte do projeto.

O tema central desta edição é a representatividade de mulheres nas mídias e nas tecnologias, como forma de introduzi-las nestes espaços, majoritariamente ocupado por homens. A importância do negócio social é de “potenciar os moradores de favela, seus trabalhos, suas ideias, e ter a favela falando sobre tecnologia, inovação, a partir de suas referências, as gambiarras e as tecnologias sociais”, comenta Thamyra Thâmara, idealizadora do GatoMÍDIA e uma das mentoras do Favela 2.0.

O projeto foi criado pelo GatoMÍDIA, espaço de aprendizado em mídia e tecnologia, como uma agência de comunicação especializado em consultoria para as classes C e D. A segunda edição da oficina Favela 2.0 tem como mentoras mulheres de relevância no eixo mídia, tecnologia e favela: além de Thamyra Thâmara, estão no time a Youtuber Tia Má, a influenciadora digital Monique Evelle, a diretora de comunicação do Inova Colab Morena Mariah, a artista visual Bianca Baderna, a integrante do coletivo Nuvem Negra Bruna Souza e a professora e assistente social do Educap Lucia Cabral.

Uma ajuda de custo no valor de R$ 300 para a passagem será oferecida as 15 selecionadas, que também recebem alimentação no local. As inscrições estão abertas até o dia 23 de outubro. Para se candidatar a uma vaga, as interessadas devem enviar para o e-mail projetogatomidia@gmail.com um vídeo de até dois minutos falando nome, idade, onde mora, inspirações e por que gostariam de fazer parte da residência ou preencher um formulário de inscrição.