Vem aí a IVª Feira Solidária em Macaé, confira como foi a IIIª!

A IIIª Feira Solidária Agroecológica teve espaço na Praça da Horta Comunitária, no bairro da Nova Macaé, em Macaé/RJ – no dia 10 de Abril de 2016. O evento, com um público de cerca de 400 pessoas, reuniu consumidores e produtores da região, e foi pautado pela ideia da ‘Agroecologia’ e do ‘Consumo Solidário’. Segundo Gabriela Maia, do Coletivo Macaense de Consumo Solidário (um dos coletivos realizadores do evento), “a importância da feira é termos a garantia de consumir produtos agroecológicos, ampliar a produção tanto em variedade quanto em quantidade desses produtores comprometidos com o meio ambiente e ainda gerar laços de amizades”. O produto ‘agroecológico’ é aquele que se caracteriza em geral pela utilização de sementes naturais (não-transgênicas) e pela não utilização de agrotóxicos, “além de ter comprometimento com os aspectos sociais em sua prática, como a igualdade de gênero, justiça no campo, agricultura familiar e valorização do conhecimento tradicional”, segundo Adriano Didonet, também membro do Coletivo. Já o conceito de ‘Consumo Solidário’, desenvolvido entre outros por Paul Singer (1932 -), se refere à importância de um consumo comprometido com o desenvolvimento da economia local e com os valores da sustentabilidade e do meio ambiente, o que traria ganhos sociais para a comunidade que exerce esse consumo e seu entorno.

Debate na Feira (foto de Wagner Barros)
Debate na Feira (foto de Wagner Barros)

A IIIª Feira contou ainda com uma rica programação cultural para o dia de domingo, com atividade de recreação para as crianças, apresentação circense, música ao vivo, sarau de poesia e debate sobre o tema do feminismo, organizado pelo Coletivo Myrthes de Campos.

A realização da Feira também é assinada pelo TaCAP (Tamoios Coletivo de Acessoria Popular), pelo Assentamento da Reforma Agrária Celso Daniel (de Cabiúnas, Macaé) e pelo PDS Osvaldo de Oliveira (de Córrego do Ouro) – a sigla PDS se refere a ‘Projeto de Desenvolvimento Sustentável’, e trata de um assentamento de Reforma Agrária com características especiais por adotar em seus lotes práticas sustentáveis e agroecológicas. O evento ainda contou com o apoio do SindPetro, do Supermercado Águia Branca e da Funemac.

A IVª Feira já tem data e local! Será dia 12 de maio numa quinta-feira, na Cidade Universitária das 16 às 21 horas (Av. Aloísio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros, Macaé). O e-mail para contato é fsagroecologica@gmail.com .

O site do evento no Facebook é:
https://www.facebook.com/events/1585831111730601/

III Feira Solidária Agroecológica (foto de Wagner Barros)