Há quase 40 anos, colônia de férias agita a criançada do Santa Marta

Colônia de Férias do Grupo ECO realiza atividades para crianças do Santa Marta dentro e fora da favela. (Créditos: divulgação)

Janeiro é tempo de descanso. Passeios e atividades, tão raros nesta época para muitas crianças das favelas, são realidade no Morro Santa Marta através do trabalho da Colônia de Férias do Grupo ECO. O projeto oferece, há mais de três décadas, lazer para as crianças no período das férias escolares com atividades artísticas, culturais e esportivas.

Caminhando para a 39ª edição, a colônia teve início em 1980 pelas mãos de pessoas como Itamar Silva. O projeto atende a cerca de 300 crianças de 6 a 12 anos anualmente, e conta com a colaboração dos próprios moradores, amigos e instituições parceiras. O principal objetivo é oferecer passeios e outras atividades durante as férias, e ainda ser uma porta de entrada no trabalho voluntário para os adolescentes da comunidade. A iniciativa é o carro-chefe do Grupo Eco, entidade sem fins lucrativos que atua dentro da favela também com outras ações, como o TV Favela/Grupo ECO e o Trilhar ECO.

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

A colônia de férias é itinerante e acontece por cerca de 15 dias consecutivos. Os destinos dos passeios podem incluir clubes, praias ou parques. Em cada lugar, são desenvolvidas atividades de esporte, arte e cultura. A programação começa normalmente às 7 h da manhã, reunindo as crianças no alto da favela, que seguem juntas para a Praça Corumbá e, de lá, partem para o destino do dia. São oferecidas refeições durante o dia para as atividades mais longas.

Na sexta edição do evento, em 1985, Fernando Felipe de Souza, hoje com 40 anos, foi “coloninho”, como são chamadas as crianças e jovens que participam da ação. Ele já não mora mais no Santa Marta, porém, é monitor da colônia e explica que, assim, pode passar adiante tudo que aprendeu por lá:

– Na época, meus pais não tinham condições de sair comigo e com meus outros irmãos. Minha mãe conheceu esse projeto. Comecei a conhecer outros lugares e até ir à piscina, aonde eu nunca tinha ido. Como monitor, posso relembrar minha época de pequeno e passar o que aprendi com meus instrutores para essa molecada de hoje, que também é muito carente.

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

 

Projeto arrecada fundos para as atividades

O Grupo ECO segue em busca permanente para financiar as atividades do projeto. Em 2017, eles iniciaram a campanha Jogo da Vida para arrecadar recursos e realizar a 39ª edição do evento, que acontece este mês. A meta de arrecadação era de R$ 100 mil.

Os monitores e coordenadores são voluntários, então os recursos são utilizados para transporte, alimentação, kit coloninho (camisa, mochila, garrafa d’água), material esportivo (bolas, bambolês, cordas de pular etc.), ingressos para parques e zoológicos, kit de primeiros socorros e material administrativo, como papel A4, canetas, pastas etc.

Mais informações: https://coloniadeferiaseco.wordpress.com

Publicado na edição de janeiro de 2018 no jornal A Voz da Favela.