Gato de Bonsucesso toca com Agytoê no carnaval da Maré

1034
Créditos: Last Nite

A Praça da Nova Holanda vai ser inundada por batuque e muita purpurina hoje. A partir das 15h, acontece o baile de pré-carnaval Maré De Verão, que agita a favela com a escola de samba Gato de Bonsucesso, o bloco Agytoê e as oficinas de percussão e dança da Lona Cultural Municipal Herbert Vianna. O evento é gratuito.

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Maré de Verão realiza bailes de pré-carnaval na comunidade. Os blocos Maracutaia e Tambores de Olokun estiveram nas edições anteriores. Em 2017, a tradição da G.R.E.S. Gato de Bonsucesso e o samba-reggae do Agytoê se encontram para um grande cortejo. Alunos das oficinas de verão da Lona Cultural Maré também participam do evento. Durante todo o mês de janeiro, eles tiveram aulas de percussão e danças afrobrasileiras e apresentam no espaço um pouco do que aprenderam.

Convidado especial da edição 2017, o Agytoê leva a sua Transantosa Bateria para repetir na Maré o sucesso que faz em cortejos e shows pelo Centro do Rio e que já levou para outras favelas, como o Vidigal. No repertório, estão clássicos da música afro da Bahia.

– O Agytoê não pretende levar o carnaval pra dentro dentro da favela. O som já veio de lá. Os blocos das antigas e as escolas de samba vêm da comunidade. Ela é o berço de muita coisa boa que temos pelo Rio. Nosso objetivo é aprender com eles e levar nosso som e nossa mensagem de diversidade, afirma o regente Pedro Amparo, que comanda a percussão.

A concentração do baile Maré de Verão acontece às 15h na Praça da Nova Holanda e às 16h as agremiações saem em desfile, cruzando a Rua Principal. O destino final é o Centro de Artes da Maré, onde os blocos realizam seus shows e DJs agitam a festa.

 

Serviço:
Maré de Verão: Gato de Bonsucesso e Agytoê
Data: 11 de fevereiro, a partir das 15h
Endereço: Concentração – Praça da Nova Holanda (atrás da Redes da Maré e próximo à quadra da G.R.E.S. Gato de Bonsucesso)
Entrada franca.