Funk, Identidade e Território: Mar de Culturas promove bate-papo sobre o gênero musical

Créditos: Byron Mendes
Foto: Byron Mendes
Foto: Byron Mendes

Projeto da Globo leva nesta quinta-feira, às 19h, debate com DJ Malboro, Mateus Aragão e Mc Leonardo ao Quiosque da Globo

Movimento originário das periferias e favelas cariocas, o funk é tema do próximo Mar de Culturas, dia 3 de setembro, quinta-feira, às 19h. Na presença do DJ Malboro, Mateus Aragão e Mc Leonardo – especialistas no assunto –, o Quiosque da Globo vai promover um bate-papo sobre o funk como gênero musical e artístico, além de sua contribuição na consolidação e fortalecimento das identidades culturais dos territórios. Esta edição do projeto é uma parceria com a Rio Parada Funk, evento que terá sua quinta edição no dia 13 de setembro no Centro da cidade.

Foto: Paulo Verardo
Foto: Paulo Verardo
Foto: IETS
Foto: IETS

Principal destaque do movimento funk carioca dos anos 80, Fernando Luís Mattos da Matta, o DJ Malboro, foi um dos responsáveis por disseminar o gênero no país e propagar o ritmo em escala internacional. Também para a conversa, a Globo convidou Mateus Aragão, produtor cultural, articulador do Instituto Eixo Rio e idealizador e coordenador da Rio Parada Funk e Eu Amo Baile Funk, e Mc Leonardo, cantor e compositor e fundador da APAFUNK (Associação de Profissionais e Amigos do Funk). No final do bate-papo, haverá ainda participação especial dos meninos do Passinho Brasil, espetáculo que conta, através das lembranças de um jovem, as origens e influências do movimento.

Foto: Maria Buzanovsky
Foto: Maria Buzanovsky

Inserida no Calendário Oficial da Cidade desde 2013, a Rio Parada Funk chega a sua quinta edição e realiza o maior baile funk do mundo no domingo, dia 13 de setembro, das 10h às 20h, no Centro do Rio. Esse ano, o evento acontecerá simultaneamente em três palcos, apelidados pelo Dj Marlboro: Soul Funk na Lapa, Bass Funk na Praça Tiradentes e Parada Funk na Carioca. Cada um homenageará um estilo e reunirá quatro equipes de som e cerca de 100 artistas, selecionados por um time de curadores de primeira, conhecido como “Conselheiros do Funk”. Entre eles, os DJs e produtores musicais Marlboro, Grandmaster Raphael, Batutinha, Sany Pitbull, além dos integrantes do coletivo Eu Amo Baile Funk.

 Mar de Culturas

Local: Quiosque da Globo – Praia de Copacabana (altura da Rua Miguel Lemos)