Funk ganha destaque no Boulevard Olímpico / Parque Madureira

”O natural do Rio é o batidão”, já diria um dos clássicos do funk cantado por MC Sapão. Não à toa, o Parque Madureira vai ser um dos palcos que vai dar destaque ao gênero na programação do Boulevard Olímpico durante os Jogos Rio 2016. De 05 a 21 de agosto, três novos artistas que mostram a pluralidade do funk sobem ao palco: AfroFunk Rio, Banda Fortaleceu e Os Descolados.

 

Ensaio Banda Fortaleceu - por Jonatas Martin Puga - 80
Banda Fortaleceu. Créditos: Divulgação / Jonathan Martins Puga

 

A banda Fortaleceu toca no Parque Madureira em 11 de agosto e promete colocar todo mundo pra dançar ao som de clássicos dos anos de 1990 e novas composições. “O bagulho é resistência, luta, representatividade da favela. Por isso achamos importante participar”, diz o vocalista MC Langa. Para os músicos e para o público que já os acompanha, será um grande momento para assistir à banda ao vivo. Pela primeira vez, a Fortaleceu terá a oportunidade de fazer um show completo e com liberdade para produzir um espetáculo falando para os nossos sobre nossas militâncias, contando de forma musicada a trajetória do funk, dos primeiros momentos até o passinho de hoje”, explica a produtora Diana Anastácia. A apresentação deve contar com participações de MC Tuzinho, Pingo do Rap, Imperadores da Dança e uma surpresa especial.

Assista o Programa Fortaleceu, “O talk show do mundo funk”

 

 

Descolados
Os Descolados. Créditos: Divulgação

Direto da favela do Fumacê, na Zona Oeste, Os Descolados veem o show de 12 de agosto como uma grande oportunidade para as suas carreiras, que teve início em 2012. “Significa um passo à frente. Visitantes de países distantes, que podemos nunca ter a oportunidade de visitar, estão aqui em nossa casa, podendo conhecer um pouco da nossa cultura e do nosso trabalho”, afirma o dançarino Anderson Kipula. “Vai ser um show de funk acústico, incluindo solos de dança, recitação de poesias e mesclando também com teatro”, completa o vocalista MC Fernando Espanhol.

Ouça aqui o último single do grupo – Na Manha

 

 

afrofunk01
Créditos: Divulgação

”Esse evento é sensacional. É muito polêmico e curioso que um país num momento político tão sério seja sede de um evento nível mundial”, explica a vocalista do grupo AfroFunk Rio Taisa Machado, representantes da voz feminina do gênero que se apresentam no dia 18/08. Com o show AfroPower – Entre o Sagrado e o Profano, elas prometem unir audiovisual, samba, teatro e muita dança brincando com a ideia do que é viver na alucinante cidade do Rio de Janeiro. “Temos várias ressalvas a fazer, mas, do ponto de vista do espetáculo, é sensacional, pensar que está acontecendo e que os olhos do mundo estão voltados pra essa cidade”, afirma.

Confira o clipe da versão de ‘Formation’ feita pelo grupo 

 

Serviço:
Banda Fortaleceu, Descolados e AfroFrunk Rio no Boulevard Olímpico – Parque Madureira
Datas: Banda Fortaleceu (11/08), Descolados (12/08) e AfroFrunk Rio (18/08), sempre a partir das 18h
Endereço: Parque Madureira (Rua Parque Madureira, S/N, Madureira)
Entrada franca.