Formação de atores contadores de histórias das favelas

Morro do Turano, na Tijuca, seleciona participantes para projeto de formação de contadores de histórias

20 bando da leitura - II Festival de Contadores de Histórias de Ponta Grossa - PR
20 bando da leitura – II Festival de Contadores de Histórias de Ponta Grossa – PR

O curso é gratuito e visa formação de um grupo de 12 jovens atores contadores de histórias. Este grupo terá aulas de técnicas de contação de histórias e teatro. Durante a formação, os jovens irão realizar 15 sessões de histórias, sendo estas: em 5 casas de moradores de comunidades; e 10 instituições de ensino. As apresentações serão desenvolvidas em aulas pelos próprios alunos e inspiradas em narrativas populares, lendas que rodam o nosso Brasil, histórias da própria comunidade e textos literários.

O objetivo é fazer com que esta trupe possa desenvolver sessões de histórias a partir do contato com diferentes tipos de textos como poemas, fábulas, cordel, contos e outros.  Os participantes irão se apropriar da arte de contar história, investigando possibilidades cênicas,sonoras e lúdicas a partir de uma formação que foca na técnica de voz e corpo, para assim estimular habilidades oratórias e cênicas para que possam criar narrativas instigantes.

 As inscrições vão até o próximo dia 08/03

QUEM PODE PARTICIPAR
* Jovens de 15 a 29 anos.
* Devem estar no ensino médio ou ter concluído o mesmo.
* Terão preferencia: jovens moradores das favelas, atores, contadores de histórias, escritores, educadores, arte-educadores, artistas, jovens que tenham desejo em se tornar artista.

O projeto recebeu recursos da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-RJ) através do Edital de Microprojetos Culturais 2015. O edital faz parte do Programa Territórios Culturais RJ/Favela Criativa, resultado da parceria entre o poder público e a iniciativa privada é realizado pela SEC-RJ, com parceria da Light, do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio do programa Caminho Melhor Jovem, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (SEELJE) e do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC).

ONDE IRÁ OCORRER O CURSO

Local: Espaço Fazendo Arte (CECOMAV)– Pé da Comunidade do TURANO

Endereço: Rua Aureliano de Portugal, nº 220 – Fundos – Tijuca, Rio de Janeiro (RJ).

Dias: Terças e Quintas

Horário: 18h30min às 20h30min

Início: 15 de Março

Inscrições: http://leandros.com.br/formacao-contadores/

Dúvidas: leandro.marvin@gmail.com

divulgação_turano