Fiocruz oferece formação para líderes comunitários e ativistas

Manguinhos, uma das favela contempladas pelo curso (Créditos: Reprodução Internet)

Moradores, ativistas e lideranças de organizações do Complexo do Alemão, Arará, Jacarezinho, Manguinhos e Maré podem se inscrever no curso gratuito “Estratégias para territorialização de políticas públicas em favelas”, oferecido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A formação tem como foco o estímulo à governança territorial democrática e elaboração de projetos sociocomunitários. As inscrições estão abertas até 12 de maio. 30 vagas estão disponíveis.

Criado com base em experiências anteriores e nos dez anos de atuação do setor de Cooperação Social da Fiocruz na região de Manguinhos, o curso “Estratégias para territorialização de políticas públicas em favelas” explora, no primeiro módulo, o tema da governança territorial democrática através das ideias da construção, acompanhamento e controle social. No segundo, está prevista a apresentação de ferramentas para redação de projetos, intervenção territorial, redes solidárias e captação de recursos. A carga horária é de 84 horas.

– O conceito de governança territorial democrática problematiza a questão da cidadania ampla e participativa e aponta para a necessidade de se repensar as condições de vida nessas localidades com participação mais efetiva dos moradores. As propostas construídas pela turma deverão apontar direções para que as condições democráticas para exercício da governança pelos moradores desses territórios sejam ampliadas, explica o coordenador da Cooperação Social da Fiocruz Leonídio Madureira.

Além de viver ou atuar em organizações e movimentos sociais de favelas do entorno da fundação, os interessados devem preferencialmente possuir Ensino Médio completo e disponibilidade para aulas às terças e quintas-feiras, de 17h às 20h15, no campus Manguinhos da Fiocruz. As inscrições podem ser feitas pela internet até a próxima sexta, 12. As aulas começam em 30 de maio. Os alunos participantes recebem, ao final do curso, certificados assinados pela Fiocruz.

 

Serviço:
Curso “Estratégias para Territorialização de Políticas Públicas em Favelas” – Módulo 1: Governança Territorial Democrática
Inscrições on-line de 8 a 12 de maio
Endereço: Fundação Oswaldo Cruz – Campus Manguinhos (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro, RJ)
Mais informações: no portal www.portal.fiocruz.br ou no telefone 3882-9091 (Fábio Albuquerque ou Gladys Lopes)