Fiocruz oferece curso gratuito de restauração de madeiras e vitrais

Créditos: Sérgio Bernardo/JC Imagem

Estão abertas até 17 de novembro as inscrições para o curso gratuito de Qualificação em Ofícios da Conservação e Restauração de Madeiras e Vitrais, oferecido pela Casa de Oswaldo Cruz (COC). As aulas acontecem de 9 de janeiro a 4 de julho de 2018, no Espaço Adorcino Pereira da Silva da Oficina-Escola de Manguinhos, no Campus da Fiocruz, em Manguinhos.

Com carga horária de 248 horas, o curso integra o Projeto Mestres e Ofícios, cuja finalidade é difundir o trabalho e as técnicas de profissionais que contribuíram para a produção e a conservação da arquitetura tradicional. A iniciativa busca desenvolver habilidades e qualificar pessoas para a prática da conservação e da restauração de bens culturais imóveis. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas e são concentradas sempre em um único turno, podendo variar entre manhã (das 8h às 12h) ou tarde (das 13h às 17h).

Para participar, os candidatos devem ter, no mínimo, 18 anos e o primeiro segmento completo do Ensino Fundamental (5º ano – antiga 4ª série) na modalidade Regular ou de Educação de Jovens e Adultos. As inscrições podem ser realizadas até 17 de novembro, das 9h às 16h, na Secretaria Acadêmica da Casa de Oswaldo Cruz (Prédio da Oficina-Escola de Manguinhos). Os interessados devem levar:

– Ficha de inscrição preenchida e assinada;
– Cópia de documento de identidade com foto;
– Cópia de CPF;
– Cópia de comprovante de residência;
– Cópia de comprovante de escolaridade;
– Currículo com dados educacionais e profissionais
– Carta explicitando as razões pela escolha do curso
– Candidatos com vínculo empregatício: declaração do empregador do candidato autorizando-o a realizar o curso nos dias e horários estabelecidos na Chamada Pública.

Ficha de inscrição e demais documentos necessários para inscrição estão disponíveis no site da Casa de Oswaldo Cruz. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelo telefone (21) 3865-2220 ou por e-mail.

 

Serviço:
Curso: Qualificação em Ofícios da Conservação e Restauração de Madeiras e Vitrais
Inscrições até 17 de novembro
Resultado do processo seletivo: 15 de dezembro
Matrícula: 18 a 29 de dezembro
Início das aulas: 9 de janeiro de 2018
Endereço: Campus FIOCRUZ Manguinhos – Oficina-Escola de Manguinhos (Avenida Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ)