Festival Literário Internacional da Diáspora Africana

O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFRJ) vai realizar em novembro o Festival Literário Internacional da Diáspora Africana (FLIDAM), no município de São João de Meriti. O evento, que conta com a parceria da prefeitura local e da Academia de Letras e Artes de São João de Meriti (ALASJM) , acontece entre os dias 20 e 23 e tem como tema “A composição da produção literária e artística afrodescendente contemporânea”, escolhido pelo IFRJ.

O evento tem como objetivos promover o intercâmbio internacional entre intelectuais, interessados e escritores contemporâneos pós-diáspora africana, garantindo espaço de promoção de escritores afrodescendentes.

Além disso, a FLIDAM visa trazer a reflexão sobre os 10 anos da Lei 10.639/2003, que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e difundir a lei 12.711/2012, sobre cotas em instituições de ensino superior vinculadas ao MEC. Durante o Festival serão realizadas diversas atividades, com espaços para discussão de temas relacionados à Diáspora. Haverá palestras individuais e mesas redondas e painéis temáticos, destinadas a diferentes públicos.

Sob a responsabilidade do IFRJ, os espaços de discussão – que receberam o nome de “Trilhas”- são compostos por palestras individuais de 15 minutos e painéis coletivos interligados por uma determinada temática, com no máximo 30 minutos de duração e 15 minutos para perguntas da platéia.

As palestras estão distribuídas da seguinte forma:

Trilha da Literatura (TL): Destinada a escritores e interessados (as) em conhecer o que existe de contemporâneo e diversificado na produção literária realizada por ou sobre afrodescendentes.

Trilha da Diáspora Africana (TD): Destinada a estudiosos da academia ou a pessoas que produzem o saber popular sobre os movimentos e registros relacionados à diáspora africana.

Trilha de Políticas Públicas (TP): Busca-se a discussão, troca de experiências e apresentação das diversas políticas públicas em desenvolvimento no país, inclusive a lei 12.711/2012, que trata das cotas.

Trilha do Educador (TE): Propõe reflexão a professores, educadores e a comunidade sobre as ações desenvolvidas nos últimos 10 anos da lei 10.639/2003, que incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Trilha Infanto-Juvenil (TI): Promove espaço para jovens e crianças no festival. Local: Paróquia São João Batista (Igreja da Matriz – Salão 4) – Praça Getúlio Vargas, s/nº, Centro, São João de Meriti.Período: 21 e 23 de novembro de 2013.

Diáspora africana e a FLIDAM

O diretor geral do campus Paulo de Frontin do IFRJ, Rodney Albuquerque, é um dos idealizadores do Festival e explica que a palavra diáspora, significa “dispersão” e serve para definir o deslocamento, incentivado ou forçado, de grandes massas populacionais originárias para outras zonas de acolhimento.

Segundo Rodney, a diáspora africana teve como destino principal as Américas devido ao trabalho escravo e trouxe consigo não somente pessoas, mas cultura, saberes e idéias. “Esses saberes foram apropriados não apenas pela cultura brasileira, mas por diversas outras culturas”, afirmou o diretor.

A realidade atual, na opinião do diretor, apresenta um cenário em que alguns dos atuais descendentes da diáspora africana estão produzindo novos saberes nas mais diversas áreas do conhecimento, enquanto outros estão refletindo sobre a preservação da herança cultural transmitida por seus antepassados, onde uma de suas mais diversas manifestações é a literatura. “Este festival busca encontrar lugar como ponto de encontro nesta comunidade, sob o olhar da produção literária contemporânea, em suas mais amplas subdivisões e rica variedade de estilos e temas”, diz Rodney.

Ainda, de acordo com Rodney, a idéia para realização da festival surgiu em dezembro de 2012, durante uma reunião ordinária da Academia de Letras e Artes de São João de Meriti (ALASJM). A partir do projeto o IFRJ manifestou seu apoio, primeiramente com o ofício do reitor, seguido da aprovação do Conselho Acadêmico de Extensão e da Prefeitura de São João de Meriti e Secretarias.

 A FLIDAM é uma ação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFRJ nos campi de Eng. Paulo de Frontin, Arraial do Cabo, Duque de Caxias, Nilópolis e Pinheiral, apoiada pela COGED – Coordenação Geral de Diversidades da pró-reitoria de Extensão (ProEx). O festival também é apoiado pelo Curso de Bacharelado em Produção Cultural do campus Nilópolis e pelo Espaço Ciência Interativa (ECI) campus Mesquita.

flidam