Festival Leopoldina Orgânica ocupa praças de favelas e bairros

Praça de Manguinhos é um dos lugares que recebe atividades, promovidas na região pelo Projeto Marias. (Créditos: Divulgação)

Praças, ruas e o Parque Ary Barroso localizados na Zona Norte carioca sediam um festival que une cultura local, feira orgânica, atividades infantis e temas ligados ao meio ambiente e revitalização local por meio de jardinagem e hortas coletivas. Éo Festival Leopoldina Orgânica, que acontece nos dias 09 e 10 de dezembro, sábado e domingo, das 07 às 22h, na Zona da Leopoldina. Manguinhos, Complexo do Alemão, Vigário Geral, Bonsucesso, Ramos, Olaria, Penha, Brás de Pina, Cordovil e Parada de Lucas recebem as atividades.

O evento acontece pela primeira vez na região. O objetivo é promover o “subúrbio sustentável” e evidenciar a efervescência cultural que nasce nas periferias cariocas por meio da dança, música, artes variadas, teatro, gastronomia saudável e natural. A fim de potencializar as ações que ocorrem no território, todas as atividades da programação são realizadas pelos próprios moradores, sob a curadoria de coletivos que atuam na região. O coletivo Leopoldina Orgânica é o organizador do festival.

– Quando falamos de subúrbio sustentável, vamos além das questões ambientais. Falamos sobre um subúrbio que promove música, dança, teatro, lazer, gastronomia. O Festival Leopoldina Orgânica convoca o carioca a vivenciar um ideal de cidade acolhedora, acessível e com hortas espalhadas pelas praças, define o fundador do Leopoldina Orgânica Teo Cordeiro.

O festival é fruto de um movimento que tem suas raízes na década de 1990, a partir das sementes e mudas de Luiz Poeta, fundador do projeto Verdejar Socioambiental. Tudo começou com o encantamento pelas ações de preservação e recuperação ambiental desenvolvidas na Serra da Misericórdia, maciço rochoso com 43,9 quilômetros que abriga a última área de Mata Atlântica da Zona Norte. Inspirado nos projetos do grupo, surgiu, então, o movimento Leopoldina Orgânica, que mobilizou moradores em torno da Praça Marechal Maurício Cardoso, um dos pontos centrais do bairro de Olaria, na Zona Norte.

– A ocupação da praça contra a construção de uma Clínica da Família, no local, tinha como objetivo mostrar que a sociedade poderia fazer bom uso do local. O espaço abandonado foi revitalizado com atividades culturais e por nossa feira orgânica, a primeira com essa característica na região, que ganhou força e passou a ser realizada todo segundo sábado do mês, recorda Teo Cordeiro, que atua no coletivo ao lado do biólogo Rafael Carvalho e das produtoras culturais Taty Maria e Simone Vidal.

Além dos grupos formados por moradores locais, o festival aceita doação de material de jardinagem, por exemplo, e conta com voluntários, apoiadores e parcerias para oferecer produtos e serviços afins. A educação ambiental também faz das atividades do evento. O festival conta com copos ecológicos reutilizáveis que poderão ser adquiridos pelos participantes do evento. O objetivo é ser um evento limpo e atingir a meta do Lixo Zero, evitando assim, que milhares de copinhos descartáveis parem no lixo e poluam o ambiente.

Confira abaixo datas, locais e grupos envolvidos nas atividades.

 

Dia 09 de dezembro
Manguinhos
Endereço: Praça do Desup (em frente a Biblioteca Parque de Manguinhos)
Coletivo: Careca e Projeto Marias

Complexo do Alemão
Endereço: Praça Verde
Coletivo: Instituto Raízes em Movimento

Cordovil
Endereço: Quadra dos Dourados / Praça 13
Coletivo: Cineclube Tia Nilda

Parada de Lucas
Endereço: Rua Parima (em frente à Quadra Unidos de Lucas)
Coletivo: Constelação Parada de Lucas

Vigário Geral
Endereço: Praça Catolé do Rocha
Coletivo: Resistência Cultural

 

Dia 10 de dezembro
Bonsucesso
Endereço: Praça Lopes Ribeiro
Coletivo: Arte Andarilha e Quadrilha Forrozão Junino

Ramos
Endereço: Praça Ramos Figueira – Reduto Pixinguinha
Coletivo: Movimento Cultural 100% Suburbano

Olaria
Endereço: Quadras gêmeas / Praça Grande Otelo
Coletivo: Roda Cultural de Olaria

Penha
Endereço: Praça do Mineirinho – Vila Cruzeiro
Coletivo: CEM – Centro de Educação Multicultural e Valores da Penha

Brás de Pina
Endereço: Praça do Country Club
Coletivo: Palhaço Seboso

Parque Ary Barroso
Endereço: Rua Flora Lôbo, S/N, Penha Circular
Grande encerramento

 

Serviço:
Festival Leopoldina Orgânica.
Data: 9 e 10 de dezembro, das 7h às 22h
Entrada franca.