Festival internacional de teatro acontece em residências nas favelas no Rio

30-casas-700x500

Cinquenta lares cariocas serão transformados em cenários para um festival teatral que se passa na casa de pessoas comuns.

Home Theatre é um festival internacional de teatro que acontece dentro de casas dos moradores da cidade do Rio de Janeiro. Sua primeira edição foi realizada em março de 2013, onde 50 casas espalhadas por diferentes regiões da cidade, de Santa Cruz ao Jardim Botânico, passando pela Maré, se tornaram palcos de pequenos espetáculos seguidos de conversas entre artistas, moradores e público.

A proposta para segunda edição é prosseguir investindo na experimentação estética teatral, onde o espectador esteja no centro dessa investigação, assim como a experiência de mobilidade urbana e cidade. Para tanto, moradores de territórios diferentes são envolvidos no processo de estetização de suas casas, produzindo aproximação e reconhecimento. A radicalização no modelo de produção cultural do Festival, que agrega novos agentes e práticas sociais, acumula reconhecimento no Brasil e Europa. Resultado disso é o recebimento do Prêmio Shell de Teatro 2013, na categoria “Inovação” e a realização do Festival em Londres (Inglaterra) em 2013 em parceria com o Theatre Royal Stratford East. A segunda edição acontecerá entre os dias 15 e 25 de maio de 2014. Todas as atividades do Festival são gratuitas.

Além da Mostra Competitiva (formada por cenas inscritas e selecionadas pela organização do Festival) e a Mostra Cenas em casa (composta pelas mesmas cenas inscritas e selecionadas pela organização do Festival e também outras convidadas) a segunda edição do Festival contará com um seminário e as Mostras: Cenas em casa, Minha rua tem historia, Teatro na Porta e Memórias de uma casa.

Para a terceira edição do Home Theatre foram escolhidas residências na Rocinha, Cidade de Deus, Batan, Santa Cruz, Pavuna, Providência, Gamboa, Cantagalo e Vidigal.

A Mostra Competitiva será realizada nesse domingo, dia 24, às 14h30, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, na Praça Ênio, Pavuna, com entrada gratuita. Cada cena da mostra competitiva tem 20 minutos.

No total, são treze cenas que concorrem a prêmios de R$ 10 mil nas categorias melhor cena e melhor interpretação.

Contato 
Facebook: http://www.facebook.com/festivalhometheatre
E-mail: contato@festivalhometheatre.com.br

Confira a programação na http://goo.gl/oRy8WF.