Festival do Rio exibe filme sobre incêndios em favelas de SP

Documentário Limpam com Fogo retrata os incêndios recorrentes nas favelas de São Paulo. (Créditos: Divulgação)

Os recorrentes incêndios nas favelas da cidade de São Paulo viraram filme em Limpam com Fogo (2016). O documentário faz parte da Mostra Fronteiras e é um dos 250 filmes na programação da 19ª edição do Festival do Rio.

Produzido pela Valete de Copas Filmes, Limpam com Fogo busca esclarecer os motivos do aumento expressivo de incêndios em regiões periféricas e favelas paulistanas, principalmente entre 2008 e 2012, após o interesse de especuladores imobiliários nas áreas. O filme reúne depoimentos de moradores que perderam seus pertences e familiares para os incêndios, além de especialistas e políticos, como o jornalista Leonardo Sakamoto, a urbanista Ana Paula Bruno e o ex-prefeito de SP Fernando Haddad.

Entre os entrevistados, está Amaral, que em agosto de 2012 foi um dos 600 moradores da Vila Prudente que perderam suas casas para o fogo. Foi o fim de um sonho: “É duro você ver que tem uma casa e de repente não tem nada. Queima tudo. Não dá tempo de tirar muita coisa. É muito rápido. O fogo é muito rápido”, reflete.

O documentário, que foi produzido durante três anos, nasceu do trabalho de conclusão de curso dos jornalistas e diretores César Vieira, Conrado Ferrato e Rafael Crespo. Limpam com Fogo ganhou o prêmio de melhor filme na Mostra SESC de Cinema Paulista e tem rodado o país em mostras. No Festival do Rio, ele ainda tem duas exibições – na Cinemateca do MAM, um debate sobre o assunto acontece após a sessão do dia 10.

O Festival do Rio vai até 15 de outubro.

 

Serviço:
Limpam com Fogo no Festival do Rio 2017
Data: 10 de outubro, às 17h (Cinemateca do MAM – sessão com debate); 12 de outubro, às 14h (Kinoplex São Luiz)
Endereço: Cinemateca do MAM (Av. Infante Dom Henrique, 85, Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ); Kinoplex São Luiz – Sala 1 (R. do Catete, 311, 2º andar, Catete, Rio de Janeiro – RJ).
Preços e programação completa na página oficial do festival.