Festival de talentos reúne moradores da Rocinha

festar

Evento terá apresentações em diversas categorias no dia 29 de novembro

 O Nordeste será o tema da 4ª edição do Festival de Talentos da Rocinha (Festar), que acontece no próximo sábado, 29 de novembro, a partir das 19h30, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Rocinha. O evento vai reunir diversas atrações culturais locais de teatro, poesia, dança e música.

O Festar é realizado pela Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem e o grupo de jovens, Juventude, Força e Fé (JFF), ligado a Pastoral da Juventude do Meio Popular, em parceria com o Rio+Social, e tem como objetivo valorizar, fortalecer as expressões culturais e estimular o desenvolvimento das atividades artísticas na região.

“Utilizamos da nossa experiência para ajudá-los na organização e divulgação. Como a paróquia é muito respeitada pela comunidade, o Festar ganhou uma grande projeção entre os moradores”, explica a gestora do Rio+Social na Rocinha e Vidigal, Aline Brito.

A festividade será um grande sarau com teatro, poesia, dança e música. Cada categoria terá no máximo 15 apresentações, com idade mínima de 12 anos. Diferentemente das edições anteriores, nesta não haverá competição. Os organizadores acreditam que o Festar se torna mais democrático sem a disputa por premiação.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3322-5525 ou através do e-mail: festarocinha@hotmail.com.

Sobre o Rio+Social

O Rio+social é um programa coordenado pelo Instituto Pereira Passos (IPP), em uma parceria com o ONU-Habitat – o Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos, para promover a melhora na qualidade de vida de populações que moram em territórios pacificados. Embora o programa tenha sido assumido pelo Governo Municipal apenas em 2011, o histórico do investimento da Prefeitura nas áreas pacificadas começou em 2009, poucos dias após a criação da primeira UPP no Morro Santa Marta – que aconteceu na segunda quinzena de dezembro de 2008. Entre 2009 e 2014, a Prefeitura do Rio destinou R$ 1,8 bilhão de investimentos a estas comunidades.

Sobre o Juventude, Força e Fé

O Juventude Força e Fé (JFF) é um grupo de jovens ligado a Pastoral da Juventude do Meio Popular, fundado no dia 14 de janeiro de 2012 na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem – matriz da igreja católica na favela da Rocinha / RJ. O grupo de jovens, JFF, tem o objetivo de estimular a participação dos jovens em diferentes espaços e setores da comunidade; motivar a juventude à ação evangelizadora através da cultura; debater problemas cotidianos que afetam, principalmente, a vida dos jovens; despertar a consciência crítica sobre valores humanos e sobre os recursos naturais; motivar o protagonismo juvenil para formar novos líderes comunitários; promover eventos religiosos, culturais e sociais que envolva a participação de toda a comunidade.

Local:

Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem

Estrada da Gávea, nº 445, Rocinha, Rio de Janeiro

 festar1