Festas na Zona Norte celebram o Dia do Choro neste domingo, 23

Créditos: Reprodução Internet

O Dia Nacional do Choro, gênero musical tipicamente brasileiro, reserva muitas comemorações para este domingo, 23. O Trem do Choro leva muita música pelos trilhos da Zona Norte do Rio. Rodas de choro e quitutes também estão na programação, que celebra também os 120 anos de Pixinguinha.

A festa de celebração do Dia Nacional do Choro chega a sua quinta edição. As comemorações contam com o já tradicional Trem do Choro. Iniciativa dos coletivos Movimento Choro Suburbano, Movimento Cultural 100% Suburbano, Centro Comunitário de Capacitação Profissional Paulo da Portela e Movimento Integração Cultural, o trem sai da Central do Brasil às 9h30, levando música pelos trilhos da Supervia, e faz duas paradas nas estações de Olaria e Penha Circular.

Em Olaria, um cortejo está programado até a praça Ramos Figueira. Na Penha Circular, o mestre Joel Nascimento, um dos idealizadores do tradicional reduto de choro das décadas de 60 e 80, comanda uma roda com músicos convidados. Uma carreata segue até a Lona Cultural de Vista Alegre, onde a festa continua sem hora para acabar.