Feira literária movimenta a Praça Mauá com debates e cultura

Créditos: Reprodução Internet

Rodas de conversa, shows, cinema, circo, feira, e, claro, literatura: de sexta a domingo (8 a 10), a Zona Portuária recebe uma grande celebração à cultura carioca com o FIM – Fim de Semana do Livro no Porto. O evento, realizado pela Casa Porto, ocupa a Praça Mauá com diversas atividades e grandes convidados. A Agência de Notícias das Favelas é uma das organizações participantes do evento. Todas as atividades são gratuitas

O FIM – Fim de Semana do Livro no Porto é uma iniciativa que reúne diversas manifestações culturais e procura pensar o Rio desde 2012. Com uma tradicional feira literária, privilegiando o formato descontraído da conversa de botequim e tendo a literatura como pano de fundo, o projeto tem como grande mote a união entre todos os interessados na cultura carioca. Festas e shows, com Terreiro de Breque, Fabíola Machado, Taís Feijão e Folakemi Trio, acontecem durante todo o final de semana, assim como oficinas de circo com palhaçaria, perna de pau e malabares e contação de histórias.

O ponto alto da programação são os encontros e bate-papo entre escritores, ativistas, agitadores culturais, jornalistas e pesquisadores embalados pelo desejo de trocar ideias sobre a cultura carioca e a vida no Rio de Janeiro em suas mais varias vertentes. O diretor e fundador da Agência de Notícias das Favelas André Fernandes e o colunista do portal da ANF Julio Barroso participam do evento de abertura, o Fórum Popular Carioca, que acontece a partir das 15 h na sexta-feira, 08. O encontro busca pensar propostas para a criação de um manifesto dos desejos dos cariocas.

Samba, fé, literatura, boemia, negócios tradicionais, carnaval, segurança, política e liberdade são os temas dos outros debates, que prometem reunir personalidades como a jornalista Flávia Oliveira, o ator Roberto Bomtempo, o delegado Orlando Zaccone, a cantora Cristina Buarque e os escritores Luiz Antonio Simas, Alberto Mussa e João Paulo Cuenca nas mais diversas frentes.

Uma grande feira em formato de quermesse também aglomera autores e editoras independentes, livraria, sebos, artesania, moda literária, comidas e bebidas na Praça Mauá. A ANF Produções está na lista de expositores do evento. A editora leva para a feira literária seus três títulos: Perseguindo um sonho, de André Fernandes; 400 x 1: uma história do Comando Vermelho, de William da Silva Lima, e Cultura Viva Comunitária: políticas culturais no Brasil e na América Latina, de Alexandre Santini.

Confira a programação completa no evento do Facebook.

 

Serviço:
FIM – Fim de Semana do Livro no Porto – Praça Mauá
Data: de 8 a 10 de dezembro, a partir das 10 h
Endereço: Praça Mauá (Centro, Rio de Janeiro – RJ)
Entrada franca.