Feira do Empreendedor 2015

579

Edição 2015 do maior evento gratuito de empreendedorismo do Rio de Janeiro
será no Riocentro, de 12 a 15 de novembro.

feira-do-empreendedor-no-patio
30 mil visitantes, 300 palestras e 120 empresas expositoras

Interessados em abrir, expandir ou diversificar seu negócio têm encontro marcado  na Feira do Empreendedor 2015, maior evento de empreendedorismo do Rio de Janeiro. Realizada pelo Sebrae/RJ e com foco no mercado, a feira contará com 19 espaços temáticos voltados para capacitação e atendimento empresarial e 120 empresas expositoras distribuídas em 20.400 m², no pavilhão 3, do Riocentro. Ao longo dos quatro dias será oferecida gratuitamente uma intensa programação de oficinas, seminários, debates, rodadas de negócios e workshops. A expectativa para esta edição é de 30 mil participantes.

Ao todo serão oferecidas aproximadamente 300 palestras, entre elas: “Como legalizar a sua empresa”; “Como elaborar um contrato social”; “Empreendedorismo e mercado de trabalho”; “Internet como ferramenta de negócios”; “Como atrair, conquistar e manter cliente”.

O objetivo do evento é disseminar a cultura do empreendedorismo, inovação e sustentabilidade; fomentar a geração de negócios; estimular a formação de redes de relacionamento empresarial; orientar sobre formalização de empresas; apoiar a legalização dos microempreendedores individuais e fomentar a economia fluminense por meio das micro e pequenas empresas.

Os visitantes também conhecerão as oportunidades de franquias; máquinas e equipamentos necessários para o desenvolvimento de um negócio; lojas conceito; programas de financiamento; programas de inovação tecnológica; programas de sustentabilidade, entre outros. Durante a feira, haverá atendimento com o perfil de negócio: produtor rural, microempreendedor individual, empresa de pequeno porte, microempresa e potencial empresário.

Um dos destaques é a palestra “Atitude de Campeão”, do atleta olímpico Gustavo Borges, em que o medalhista explora a motivação, a concorrência e o trabalho em equipe, requisitos indispensáveis para ter sucesso e subir ao pódio.

“A Feira do Empreendedor é uma síntese do Sebrae/RJ, onde reunimos num mesmo espaço todos os projetos direcionados aos empreendedores, empresários e potenciais empresários. É uma ótima oportunidade para quem pretende se capacitar ou tirar dúvidas sobre formalização de empresas; inovação tecnológica; franquias; financiamento e gestão”, explica Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae/RJ.

O evento é patrocinado por Bradesco, Correios, Governo Federal, Assim Saúde, Senai/Firjan, Santander, Itaú, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Sicoob, Uol, Água Mineral Lácqua, LUZ e Livraria Saraiva. E conta com o apoio da Fio Branco, Lojas Caçula, Postal Rio, Rede Novo, AgeRio e Rio Solidário.

O que vai ter na feira:

Espaço Turismo
O estande da coordenação de turismo terá como foco o conceito de turismo ecológico, de aventura e sustentável. O cenário será composto por uma trilha onde os visitantes poderão conhecer o passo a passo do empreendedorismo do setor.

Espaço Comunidade Pacificada
Será formado por quatro painéis com algumas curiosidades, remetendo aos potenciais setores econômicos trabalhados pelo Sebrae/RJ nas favelas pacificadas, tais como: comércio (consumo na favela), gastronomia e turismo. A programação contará com o lançamento do “Guia de Turismo das Favelas 2015”, oficinas de turbante afro e oficinas de customização de camisetas, ambas realizadas pelos empreendedores locais, e um desfile da grife “Jacaré é Moda”, da comunidade do Jacarezinho. E, como forma de reduzir a inadimplência do pagamento das contas de luz e chamar a atenção para o perigo dos “gatos”, muito presentes nas favelas, será mostrado dentro do estande um emaranhado de fios, com especialistas explicando o projeto “Desenvolvimento de Fornecedores Light”, uma parceria entre Sebrae/RJ e Light.

Espaço Construção Civil
Será reproduzido um chalé sustentável para apresentar as cadeias trabalhadas nos projetos de construção civil do Sebrae/RJ. Também será divulgado um projeto em parceria com o Seconci para capacitar pedreiros, marceneiros, eletricistas que foram demitidos de modo a disseminar o empreendedorismo e possíveis oportunidades no mercado doméstico.

Espaço Mercado Digital
Estande formado pelas empresas UOL, Facebook, Google, Rede Novo, Câmara E-Net, Quipu e Market up que irão prestar atendimento específico para quem pretende ter acesso ao mercado digital e tirar dúvidas sobre legalização de empresas voltadas para o mundo digital. Em paralelo, ao longo dos quatro, na sala de palestras de 150 lugares, serão realizadas palestras com temas relacionados ao E-Commerce, entre elas: “Comércio eletrônico a oportunidade está aqui”; “Black Friday: qual o impacto da maior promoção comercial brasileira”; “Como tornar sua empresa visível nas buscas pela internet”; “Checklist para ter um E-Commerce de sucesso”; “Email marketing e promoções”, entre outras.

 Espaço Franquia
Estande onde 26 empresas irão apresentar suas franquias a um custo acessível para empresários que pretendem adquirir esse tipo de empreendimento. São elas: Hastag, SR Vapor, Guia-se Negócios pela Internet, Nono Passini, Master Enjoy, Le Postiche, Clube do Aluno, TS Franquias, Grupo Prepara, Grupo Orba/Freewet, Rede MEC, Moto Fácil, Encontre sua viagem, Fabrica di Chocolate, Chocolataria Gramado, Grupo BTG, Acquazero, Acvida, Instituto Divas,  California Coffee, Studio A2, ISOCRED, Youburger,  Saffi, Grupo Trigo, Gigatron. Em paralelo, ao longo dos quatro dias, no auditório 12, serão realizadas palestras com temas relacionados a franquias, entre elas: “Coaching e mentoria no universo do franchising”, “Gestão de ponto de venda”, “Como expandir seu negócio com franquias” e “Marketing digital e as franquias”.