Favelas de Recife ganham pias públicas no combate à pandemia

Instalação de pia no Ibura. Foto: Junior Silva/ ANF

A iniciativa da instalação de pias públicas no Recife teve a parceria do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Cidadania do Ministério Público do Estado e da Faculdade do Vale do Pajeú, onde foram disponibilizados lavadores com pia para instalação em espaços públicos da cidade escolhidos por votação nas redes sociais do Caop-Cidadania.

A votação aconteceu em municípios pernambucanos e em bairros da capital as cidades contempladas foram Chã Grande, Moreno, Olinda, Paulista, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Jaboatão dos Guararapes, com um equipamento cada.

Na capital, os bairros escolhidos foram Ibura, Coelhos, Coque e Mustardinha, também com uma máquina cada. Quatro máquinas dispensadoras de álcool gel serão instaladas nos presídios Juiz Antônio Luiz Lins de Barros (PJALLB), Igarassu (PIG), Frei Damião de Bozanno (PFDB) e o Centro de OBS Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel). No sistema prisional os equipamentos são ainda mais essenciais devido à impossibilidade de se observar o isolamento social.

Ações desse tipo fazem-se necessárias também nas favelas para facilitar a lavagem das mãos com frequência, já que muitas não têm abastecimento de água regular.

Além disso, com a retomada parcial das atividades econômicas o fluxo de pessoas no transporte público tem aumentado bastante.

Os lavadores foram colocados estrategicamente em locais de referência do território e de grande circulação diária, para as pessoas lavarem as mãos no caminho do supermercado, da farmácia, ou quando descem do transporte coletivo.

Ainda os trabalhadores dos ônibus farão a higienização sempre que chegarem ao terminal, no intervalo entre as viagens.

Valéria Marques, cobradora de transporte público que atende o bairro do Ibura, afirma que “foi muito boa a iniciativa, motoristas, cobradores e a população precisam desse apoio porque trabalham com o público, e as pessoas que não têm condição de comprar máscaras têm essa oportunidade de ganhar uma, de modo que ao subir no coletivo já estão com as mãos lavadas e de máscara, evitando o contágio da Covid-19”.

Valéria Marques, trabalhadora do transporte público. Foto: Junior Silva/ ANF

“Estou muito feliz e é gratificante ver que existem pessoas que se preocupam com as nossas necessidades”, completou Valéria Marques.

A ação de instalação dos equipamentos contou também com a entrega de 500 kits de higiene contendo sabonete e máscara aos moradores da região.