FALA MANGUEIRA FALA!

“Fala mangueira fala, mostra força da sua tradição…”este samba foi mais um dos grandes sucessos nas décadas de 50 e 60. Neste tempo todos falavam sem medo. Agora um silêncio de sepulcro tomou conta da favela. O estranho de tudo isto é também o silêncio das polícias que são equipadas com as mais novas tecnologias e ainda assim, vem a público dizer que até agora não sabem o que está acontecendo. Já recolheram alguns corpos, o primeiro foi o do Tuchinha que no ritmo do AFROREGGAE e suas latas sonoras acabou sepultado.

Não dá para entender, na Maré o Exército, no Alemão as elites da polícia do Rio: BOPE, CORE, BATALHÃO DE CHOQUE, todos com roupas e equipamentos só vistos nos filmes de Hollywood. Ah! tem até cachorros com faros de “terremotos”. Mas acreditem, ainda assim mataram o comandante da UPP. Eles continuam alegando que não sabem o que está acontecendo na Mangueira.

O que todo mundo das favelas sabe é que as milícias não surgiram do nada, tentaram até implantar uma no Jacarezinho, é que por lá tem olhos abertos e atentos aos movimentos inescrupulosos dos corruptos que ficam na espreita aguardando o melhor momento para avançar.

No governo do Garotinho, vimos surgir os caveirões, os GEPAE, as Forças Tarefas, e o resultado todos viram. Muito sangue de negros pobres favelados, na maioria jovens. E como se não bastasse os “comandos” que já estavam instalados nas favelas, surgiram também as milícias.

As favelas têm uma história de resistência nascida nas senzalas que precisa ser resgatada. Hoje já passam de duas mil favelas com mais de 2 milhões de favelados. Renascer Palmares e ressuscitar Zumbi com certeza é difícil, mas com Axé, jamais será impossível. Então Mangueira siga o exemplo do grupo de favelados da zona sul que criaram o movimento Favela Que não se Cala. Faça jus ao seu samba de tanto sucesso no passado e cante bem forte: FALA MANGUEIRA FALA, MOSTRA A FORÇA DA SUA  TRADIÇÃO!!!

Mangueira

 

RUMBA GABRIEL