Exposição de arte movimenta Pavão-Pavãozinho e Cantagalo

Obra de Lígia Calheiros_colchão superfície /Créditos - Divulgação

Coletiva de artistas ocupa galeria do Solar Meninos de Luz, de 13 de dezembro a 23 de fevereiro.


Única galeria no Rio de Janeiro situada dentro de uma comunidade, a Arte Solar inaugura exposição no dia 13 de dezembro. A mostra traz obras de sete artistas cariocas, entre objetos, assemblages, desenhos, fotografias e esculturas, com curadoria de Lia do Rio. A coletiva Casa de Afeto reúne trabalhos de Claudia Malaguti, Clautenes Aquino, Gilda Lima, Guta Moraes, Hudson Lima, Júnia Azevedo e Lígia Calheiros. Instalada no Solar Meninos de Luz, instituição que atende a crianças e adolescentes do Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, em Copacabana, a mostra acontece até 23 de fevereiro, com entrada franca.

A ideia da curadoria é reunir cerca de 20 trabalhos inspiradores que remetam à identidade da casa como local de afeto e acolhimento. “No interior da galeria, os artistas constroem com paredes imaginárias um espaço ‘arquiteturado’ dividido em cômodos, com a aspiração de revelar o inusitado da vida cotidiana e acrescentar a ela uma dimensão poética”, explica Lia do Rio. A mostra contempla também oficinas de arte para crianças e adolescentes, tendo como referência obras expostas na galeria.

Coordenada por Osvaldo Carvalho, a exposição abre no mesmo mês no qual o Solar Meninos de Luz completa 35 anos, e dois meses após o falecimento da criadora do projeto, Dona Iolanda. Atendendo a famílias em situação de vulnerabilidade, a instituição é uma organização civil, filantrópica, que promove educação integral, cultura, esportes, cuidados básicos e assistência social às famílias com maior nível de desestruturação na comunidade.

GALERIA DE ARTE SOLAR

A Galeria de Arte Solar é a primeira e única galeria estruturada com curadoria e calendário de mostras anual, situada em uma comunidade no Rio de Janeiro. A sala, inaugurada em 2007 já realizou mais de 40 exposições. Só nos dois últimos anos, recebeu mais de 9 mil visitantes. As mostras duram dois meses em média e são intercaladas entre as dos artistas convidados pelo curador e as dos alunos do Solar Meninos de Luz. Todo artista que expõe na Galeria é convidado a ministrar uma oficina aos alunos, com o mesmo tema e técnica da sua própria mostra.  Os artistas doam 50% do valor alcançado pelas suas obras para a manutenção da instituição.


SOLAR MENINOS DE LUZ

O Solar Meninos de Luz completará 35 anos de assistência a famílias e à comunidade em 24 de dezembro de 2018 e completou, em 18 de agosto de 2018, 27 anos do Programa de Educação Integral para crianças e jovens. Ex-alunos, atualmente já formados e com bons empregos e alunos do Solar tornaram-se  construtores da paz e modelos de autoestima e autonomia, influenciando no crescimento da comunidade. O Solar já provou que brasileiros antes excluídos, se participarem de bons programas de educação, cultura, esporte, saúde e desenvolvimento de valores ético-morais cristãos, em um clima de extremado amor, conquistarão as melhores oportunidades sociais – e poderão se tornar, um dia, assim, como esses maravilhosos “Meninos de Luz”!

SERVIÇO

Exposição Casa de Afeto
Artistas: Claudia Malaguti, Clautenes Aquino, Gilda Lima, Guta Moraes, Hudson Lima, Júnia Azevedo e Lígia Calheiros
Curadoria: Lia do Rio
Coordenador: Osvaldo Carvalho
Abertura: 13 de dezembro (quinta-feira), 16h30
Período expositivo: 14 de dezembro de 2018 a 23 de fevereiro de 2019
Visitas: 
de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h, e sábados, das 9h às 13h
Entrada franca