Evento Internacional: Julho Negro

Créditos - Reprodução Internet

O Julho Negro é um evento de articulação internacional contra a militarização e o racismo no mundo. Este ano, ele será realizado dos dias 23 ao dia 27 de julho no Rio de Janeiro e contará com a participação de mais de 15 países, assim como: Palestina, Chile, Colômbia, África do Sul, EUA, Argentina, Índia, dentre outros. O objetivo é que todos estes movimentos denunciem a forma como os Estados têm tratado as vidas empobrecidas em cada território.

O Julho Negro é organizado por mães que perderam os seus filhos por causa da violência policial e por grupos que formam os movimentos de favelas do Rio de Janeiro. Nos primeiros ‘Julho Negro’, a articulação se conectou com organizações como o Black Lives Matter (Vidas Negras importam) dos EUA, mães e familiares vítimas da Palestina, do México e da Associação de Haitianos do Brasil. Todas as atividades serão realizadas em favelas do Rio de Janeiro. 

Programação:  III JULHO NEGRO de 23 a 27 de Julho, no Rio de Janeiro

  • 23 DE JULHO, às 12h: JULHO NEGRO APOIA A CAMINHADA EM DEFESA DA VIDA DO MOVIMENTO CANDELÁRIA NUNCA MAIS. Concentração a partir das 11h30, na Igreja da Candelária.
  • 24 DE JULHO, de 09h às 16h: VISITA AO ASSENTAMENTO TERRA PROMETIDA DO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES SEM-TERRA (MST), em Nova Iguaçu – Um dia de vivência.
  • 25 DE JULHO, MUSEU DA MARÉ (Av. Guilherme Maxwel, 26 – Maré / próximo a passarela 7 da Av. Brasil)

*10:30h às 12:30h – RODA DE CONVERSA: CORPO E CUIDADO ENTRE FAMILIARES AFETADOS PELA VIOLÊNCIA ESTATAL com Ivanir Mendes (Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência/Frente pelo Desencarceramento), Irene (Rede de Saúde), Kaká Silveira (Rede de mães de Belo Horizonte), Maria Dalva Correia (Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência), Ana Lúcia de Oliveira (Rede de Contra a Violência/Rede de Saúde), Márcia Jacintho (Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência) (a confirmar), Marilza Barbosa (de Caxias), Glória Cecília Silva (professora da Rede pública de Caxias), Elaine Savi (Fiocruz) (a confirmar). Mediação: Mariana Ferreira (Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência/Rede de Saúde) e Anderson Caboi (Maré 0800/Rede de Saúde).

*12:30 – ALMOÇO/OFICINA: TROCA DE SABORES E SABERES (ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL) com Ivanir Mendes (Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência/Frente pelo Desencarceramento)

*13h às 17h –  OFICINA DE PRÁTICAS DE CUIDADO EM CONTEXTOS DE VIOLÊNCIA E RACISMO Facilitadoras: Rachel Barros (socióloga/Fórum Manguinhos/Fase), Suellen Guariento (UERJ), Beth Pacheco (Rede de Saúde) e Gabriel (Rede de Saúde/morador de Ramos)

*17h – LANCHE SAUDÁVEL E CHÁS com Ivanir Mendes (Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência/Frente pelo Desencarceramento)

*18h às 21h – MESA: DEFENSORAS DE DIREITOS HUMANOS NO DIA DE LUTA DA MULHER NEGRA LATINA E CARIBENHA Convidadas: Lívia Vidal (Mulheres de Pedra), Maria Elena (Profª de Direitos Humanos da PUC Rio), Anielle Franco (Irmã de Marielle Franco),Sahar Francis (diretora da Addameer, Associação Palestina de Direitos Humanos e Apoio a Prisioneiros) e Soledad Vasquez (Observatório dos Direitos Humanos dos Povos – México).Mediação: Gizele Martins (Comunicadora Comunitária).

  • 26 DE JULHO, MORRO DA PROVIDÊNCIA E COMPLEXO DO ALEMÃO

*10h às 13h – ROLÉ DOS FAVELADOS com Cosme Fellipsen, no Morro da Providência. Concentração a partir 09h30, no Mac Donalds que fica dentro da Central do Brasil.

*13h – CULINÁRIA FAVELADA no Bar da Jura (Praça Américo Brum Morro da Providência). O almoço custa R$ 15,00.

*17h30 às 21h – – CINE RESISTÊNCIA NEGRA E FAVELADA, na Praça Verde (Avenida Central, 68 – Complexo do Alemão)

Exibições:

Filme NOSSOS MORTOS TÊM VOZ (Documentário) – 28 min

Sinopse: A narrativa do documentário se dá a partir do depoimento dos familiares e vítimas da violência de estado da Baixada Fluminense. Tendo como ponto de partida, mas não se limitando à crueza da violência praticada, o curta pretende trabalhar com as histórias atravessadas por essas perdas. A partir do depoimento dos familiares e imagens de arquivos pretende-se resgatar a memória dessas vidas interrompidas trazendo uma visão crítica sobre a atuação da polícia na Baixada Fluminense, sobretudo no que diz respeito a violência contra jovens negros.

Direção: Fernando Souza e Gabriel Barbosa

Produção: Quiprocó Filmes

Realização: Fórum Grita Baixada e Centro dos Direitos Humanos de

Nova Iguaçu

Filme QUEM MATOU GILBERTO? (Doc) – 04 min

Sinopse: mais um jovem morto no chão da favela após intensa troca de tiros entre as Forças Armadas e traficantes no RJ. O povo protesta!

Direção: Josinaldo Medeiros

Produtora: Na Favela

Filme DOCES SONHOS (Doc) – 20 min

Sinopse: o documentário ficcional aborda a relação de mãe e filho e as dificuldades de subsistência de famílias pretas periféricas geográfica ou social. Com relatos de mulheres-mães-pretas de favelas que contam suas histórias de posicionamento, resistência e perdas. (Re)construindo uma narrativa anacrônica, familiar a todos a todos os povos pertencentes à diáspora negra.

Direção: Macário Silva e Arthur Pereira

Produção: Oficina de Capacitação e Realização em Produção Audiovisual

Realização: Coletivo Afrori

Após a exibição, debate com: Mônica Cunha (Movimento Moleque), Alan Brum (Raízes em Movimento), Fernando Souza (diretor do filme Nossos Mortos Têm Voz) e Josinaldo Medeiros (diretor do filme Quem Matou Gilberto?) e integrante da Campanha pela Liberdade de Rafael Braga.

  • 27 DE JULHO, FACULDADE NACIONAL DE DIREITO (RUA MONCORVO FILHO, 8 – CENTRO)

*9h às 17h – AUDIÊNCIA POPULAR “DA AMÉRICA LATINA ÀS PALESTINA – LUTAS              UNIDAS CONTRA A MILITARIZAÇÃO”

*9h às 10h45 – Abertura:Maria Dalva da Silva (Brasil), Rede de Comunidades e Movimentos contra a Violência Jamal Juma (Palestina), Movimento contra o Muro (Stop the Wall)e Comitê Nacional Palestino de BDS,Nora Cortiñas (Argentina), Mães da Praça de Maio – Linha Fundadora,Sahar Vardi (Israel), ativista de direitos humanos e coordenadora da AFSC. Mediação: Glaucia Marinho, Justiça Global.

*11h às 12:45 – O contexto latino-americano:Sonia Lopez (Colômbia), Fundação de Direitos Humanos Joel Sierra,Francisco Gamez (Honduras), Comitê de Organizações Populares e Indígenas de Honduras, COPINH Onésima Lienqueo (Chile), organização mapuche Pichi Newen,Daniela Gon (México), Observatório de Direitos Humanos dos Povos Mediação: Oscar Vargas, BDS Colômbia.

*13h30 às 15h15 – – O contexto internacional:Gautam Navlakha (Índia), União Popular por Direitos Democráticos (PUDR),Ari Belathar (EUA), Voz Judaica pela Paz (Jewish Voice for Peace) -Campanha Trocas Mortais (Deadly Exchange),Alex Mdakane (África do Sul), ativista e ex-portavoz da Semana Contra o Apartheid Israelense,Eitay Mack (Israel), advogado e ativista de direitos humanos.Mediação: Maren Mantovani, Stop the Wall.

*15h30 às 17h – Encerramento:Sahar Francis (Palestina), Addameer João Costa Filho (Brasil), Grupo Tortura Nunca Mais, Gizele Martins (Brasil), Julho Negro,Fransérgio Goulart (Brasil), Fórum Grita Baixada. Mediação: Marcelle Decothè – Fórum de juventudes RJ.

*17h às 19h – ATO CONTRA A MILITARIZAÇÃO E O RACISMO NO MUNDO concentração em frente à Faculdade Nacional de Direito (FND/URFJ).

*19h – LANÇAMENTO DO PROJETO PAPO FRANCO + SARAU EM HOMENAGEM À MARIELLE FRANCO E ELAINE FREITAS, no CTO – Centro Teatro do Oprimido (Av. Mem de Sá, 31 – Lapa).