Escravidão ressurge na Líbia

Mercado de escravos na Líbia. (Créditos: Reprodução Internet)

Um mercado de escravos ressurgiu na Líbia, norte da África, e deixou a comunidade ocidental estarrecida. Sequestros, torturas, estupros e prostituição forçada são as palavras que compõem o enredo dessa história macabra.

Na costa do país, grupos de criminosos apresentam-se como representantes de ONGs corporativas, sequestram imigrantes que aguardam o embarque para países europeus e os vendem depois como escravos. Os migrantes da África Ocidental são atraídos pela promessa de serem levados para a Europa. No entanto, acabam sequestrados por criminosos que exigem um pagamento às vitimas. Aqueles que não têm como pagar são mortos ou escravizados.

Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), há diversos centros de escravidão espalhados por cidades do país. Próximo aos portos, há armazéns controlados por criminosos da Somália, onde são mantidos confinados centenas de mulheres e crianças que foram capturados quando tentavam cruzar o mar em direção a Europa. Nesse contexto, mulheres são estupradas e obrigadas a se prostituírem, crianças passam fome e homens são torturados até a morte.