Escola na Zona Portuária seleciona jovens de baixa renda para cursos gratuitos

Alunos aprendem profissões do mundo dos espetáculos na escola Spectaculu. (Créditos: Myllena Araújo)

A Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia, instituição que oferece formação profissional a jovens desde 1999 no Cais do Porto, está com inscrições abertas para o processo seletivo de formação de turmas 2018. A escola possui vagas disponíveis para os cursos gratuitos de Adereços de Cena, Contrarregragem & Camarim, Iluminação Cênica, Montagem de Cenários e Vídeo & Roteiro (carga horária de 20 horas semanais). O formulário de inscrição está disponível apenas na internet.

Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam ter entre 17 (completos) e 21 anos, morar em área de vulnerabilidade social (bairros ou comunidades do Grande Rio), estudar ou já ter concluído o Ensino Médio na rede pública, estar disponível para aulas de segunda a sexta-feira, de 8h30 às 12h30 ou de 14h as 17h30. Todos os critérios e etapas são eliminatórios.

As vagas são limitadas. Devido à grande procura, os cursos de Beleza e Fotografia já tiveram suas inscrições encerradas. A escola bateu seu próprio recorde e recebeu quase 150 inscrições nas primeiras 24 horas de lançamento do formulário on-line. Até o momento, mais de 500 jovens do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense, Niterói e arredores já se inscreveram no processo seletivo 2018. As inscrições vão até 17 de fevereiro.

 

Processo seletivo em duas etapas

A seleção de alunos Spectaculu 2017 acontece em duas fases. Na primeira, o candidato realiza o preenchimento de um formulário on-line no site. Na segunda, os candidatos que preencherem todos os pré-requisitos são convocados para um teste presencial na própria escola, através de agendamento prévio por telefone.

As aulas têm previsão de início para março de 2018. Todos os cursos da Spectaculu são gratuitos e possuem dez meses de duração. Os alunos recebem bolsa-auxílio mensal, material didático e 2 refeições diárias (almoço e lanche ou café e almoço).

Fundada em 1999 pelo cenógrafo Gringo Cardia e pela atriz Marisa Orth, a Spectaculu – Escola de Arte e Tecnologia já formou 1.800 alunos e inseriu seus jovens técnicos em quase 5.500 vagas de trabalho fixas e temporárias no mundo dos espetáculos e da indústria criativa, gerando mais de R$ 2 milhões em renda direta.

 

Serviço:
Seleção Spectaculu 2018
1ª fase – Inscrições on-line: www.spectaculu.org.br
2ª fase – Entrevistas presenciais: previsão – fevereiro de 2018
Início das aulas: março de 2018
Dúvidas sobre o processo seletivo e inscrições: inscricoes@spectaculu.org.br
Telefones: (21) 2547-0463 / 3149-9065