Ervas que aliviam e acalmam no Morro da Providência

Alessandra Alves começou plantando ervas em baldes. (Créditos: Divulgação)

Um oásis bem no meio do Morro da Providência: assim pode ser definido o projeto NaturAlê, que cria produtos orgânicos com ervas medicinais. A iniciativa é parte do coletivo Entre o Céu e a Favela, responsável pela realização e incentivo de diversas atividades socioculturais na favela.

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

O projeto busca cuidar das pessoas a partir de ervas possíveis de serem cultivadas e utilizadas. A iniciativa é de Alessandra Alves, que plantou as primeiras sementes do  NaturAlê sem pretensão alguma, em baldes, em um terraço.

Hoje, produzindo ervas, geleias, pimentas, molhos, extratos, xaropes e até repelentes, sempre respeitando o tempo da natureza, a iniciativa busca ser um espaço de convívio e aprendizado bem no Centro da cidade. A horta orgânica tem como foco principal o cultivo de ervas medicinais para uso terapêutico.

O NaturAlê já participa de feiras e eventos pela cidade, como o Circuito Interno, na Antiga Fábrica da Bhering, localizada no Morro do Pinto, também na Zona Portuária.

 

Entre O Céu e a Favela

Primeiro membro de sua família a entrar numa universidade pública e chamada de mateira ou raizeira, como eram chamadas as antigas benzedeiras, Alessandra considera fundamental para o crescimento de seu projeto a aproximação de empreendedores do Morro da Providência a partir do Portal Cultural Entre o Céu e a Favela, que visa potencializar as parcerias, a articulação e a troca de experiências entre os empreendedores locais.

– O encontro com outras pessoas e projetos foi bom para o meu desenvolvimento pessoal porque eu me sinto muito protegida. A gente conseguiu se entender porque está todo mundo pensando a mesma coisa. Temos o mesmo objetivo. São mais ou menos dez projetos que atuam em frentes diferentes, pegando um pontinho do novelo emaranhado, tentando desfazer esse nó, resume.

Publicado na edição do mês de janeiro de 2018 no jornal A Voz da Favela.