Roda de conversa na Baixada Fluminense tem samba e festa julhina

O Fórum Cultural da Baixada Fluminense (FCBF) promove nas próximas semanas dois eventos especiais na região. Com objetivo de aproximar os agentes e lideranças culturais da região, as cidades de Mesquita e Guarpimirim recebem as Rodas de Conversa e atividades culturais nos dias 16 e 23 de julho, respectivamente. Todos os eventos são gratuitos.

Formado por um grupo de cidadãos, instituições e movimentos culturais, o FCBF é uma entidade civil sem fins lucrativos que busca incentivar e apoiar a criação e difusão da cultura na Baixada Fluminense. Os encontros de Guapimirim e Mesquita fazem parte da agenda do grupo e tem como objetivo principal a troca de informação entre agentes locais de cultura.

– Criamos as Rodas de Conversa para que os artistas e produtores de cultura pudessem apresentar o seu trabalho e interagir. Muitos dos artistas da região não se conhecem e acabam atuando isoladamente por não haver uma rede que os conecte, mesmo havendo um interesse comum entre eles. O Fórum faz esse meio de campo, o que nos permite fazer trocas de conhecimento e reconhecimento mais efetivas, de maneira sustentável e criativa na área de cultura na região, explica a presidente do Fórum Cultura da Baixada Fluminense Claudinah Oliveira.

 

 

13509113_1188519511181975_5318593073645464768_n
2º encontro da Rede do Fórum Cultural da Baixada Fluminense. Créditos: Danilo Sérgio Sérgio

 

No encontro em Mesquita, além de algumas performances musicais e de teatro, o evento traz ainda uma roda de samba. Já em Guapimirim, a Roda de Conversa abraça o clima julhino e realiza o Arraiá do Recanto das Artes, com várias atrações teatrais e música ao vivo. Os participantes devem levar uma prenda e um prato típico. Parte da renda da pescaria será revertida para o fundo da instituição.

As Rodas de Conversa acontecem em Mesquita, no dia 16 de julho, no Centro Cultural Mister Watkins, e em Guapimirim, no dia 23, no sítio Recanto das Artes, no bairro Vila das Pedrinhas. As rodas de conversa acontecem na parte da manhã, das 9h às 13h, e se estendem pela tarde com diversas intervenções artísticas entre os presentes. O evento é aberto e a participação é livre.

Interessados em participar devem devem preencher o formulário disponível aqui.