Empreendedora da Maré cria a maior distribuidora de livros em português no exterior

Créditos: Lucilene Rehberg

A Livros For Kids vende clássicos da literatura infantil para toda Europa, Estados Unidos e Ásia

Promover a língua portuguesa e a cultura brasileira entre as famílias multiculturais que vivem no exterior. Esse é o principal objetivo da  Livros For Kids, a maior distribuidora de livros em português brasileiro em toda Europa e Estados Unidos. Idealizada pela empreendedora brasileira Vanessa Pfeil, que mora na Alemanha há 10 anos, a empresa surgiu da necessidade pessoal da mãe de gêmeos.

Em uma vinda ao Brasil, Vanessa comprou 200 livros infantis para os filhos. Um dia publicou na sua rede social alguns exemplares usados, recebeu tantas mensagens de pedidos que acabou tendo o perfil bloqueado. O sucesso da iniciativa deu origem a Livros For Kids, distribuidora com um grande acervo de clássicos infantis, um vasto material para alfabetização em português e muita informação sobre a cultura brasileira para crianças e jovens, de 0 a 17 anos.

Em menos de dois anos a empresa cresceu e agora, além do site, possui pontos de venda nos Estados Unidos e em todos os países da Europa e Ásia.

“Nosso objetivo é ser um canal de difusão e promoção da língua portuguesa e da cultura brasileira, promovendo o Brasil de forma positiva para os estrangeiros. Oferecemos livros em português, com preços acessíveis, para que o maior número de famílias possa deixar o português como língua de herança para os seus filhos.” – explica.

A empreendedora, formada em administração, conta que um grande diferencial da Livros For Kids é ter um frete bem menor em relação às empresas que enviam livros em português para fora do Brasil. Isso porque a distribuidora tem representantes exclusivos nos países onde tem pontos de venda, tornando o frete local.

Vanessa Pfeil é nascida e criada na Nova Holanda, uma das favelas do Complexo da Maré, e foi aluna do primeiro pré-vestibular comunitário da região. Seu projeto não só valoriza a educação e a cultura como destina 10% de tudo que é vendido a três projetos sociais que envolvem educação: um projeto de alfabetização de adultos, o FARO Maré; um pré-vestibular comunitário, no Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (CEASM); e outro de alfabetização de mulheres adultas no Senegal, o Instituto DORCAS.