Editorial

ESTAMOS AJUDADO A CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR

Nosso trabalho surgiu a partir do sonho de que podemos diminuir as diferenças sociais a partir da comunicação comunitária. Amplificar as vozes daqueles que nunca puderam se expressar na imprensa foi o motivo da criação da nossa organização. Desde 2001, nossa missão é democratizar as informações das favelas a partir do próprio morador, abrindo espaço para aqueles que desejem escrever sobre essa realidade.

Reunimos jornalistas, ativistas, líderes de comunidades, professoras e professores, artistas, estudantes, pessoas que atuam na política, no comércio, na indústria criativa, religiosos, sindicalistas, donas de casa… São centenas de colaboradores no Brasil inteiro, que diariamente publicam conteúdos nos canais da Agência de Notícias das Favelas (ANF).

Atualmente, mantemos duas sedes, uma no Rio de Janeiro, onde tudo começou, e em Salvador, no bairro da Paz, a maior periferia soteropolitana. Nosso desejo é ter uma terceira sede física, em São Paulo, a maior cidade do país, cujas enormes desigualdades estão escancaradas no contraste brutal entre as periferias e as áreas ricas, e onde o trabalho da ANF vem se consolidando.

Acreditamos que a formação de uma grande rede de pessoas comprometidas em difundir de dentro para fora as informações das favelas do Brasil e até de mundo pode, de fato, ajudar a diminuir a pobreza, começando pela pobreza de informações comprometidas, para a população que é maioria em nosso país.

A ANF vem fazendo isso desde 2001, quando colocou no ar seu primeiro site, se tornando a primeira agência de notícias de favelas do mundo. Estimulando a troca de informações entre favelas e com diversos setores da sociedade, formamos uma ampla frente de comunicação, atuando na melhoria da qualidade de vida do povo, pois acreditamos que um mundo melhor é possível.

Tanto acreditamos que, diariamente, ajudamos a construí-lo.