Duelo de MCs Nacional começa seletivas hoje; confira datas

Créditos: Pablo Bernardo - Indie BH

Começam hoje as seletivas do Rio do Duelo de MCs Nacional. 13 municípios do Estado participam das seletivas que vai escolher o nome fluminense pra representar o Rio na disputa nacional.

Em novembro, o Duelo de MCs Nacional completa 5 anos de vida. Considerada a maior batalha de MCs do mundo, no ano passado, o Duelo de MCs Nacional reuniu mais de 10 mil pessoas sob o Viaduto Santa Tereza, em Belo Horizonte (MG). Para celebrar o crescimento do projeto, o Duelo de MCs Nacional 2017 – A Grande Final acontecerá em duas datas: nos dias 25 e 26 de novembro.

São representantes de 24 estados e mais de mil MCs. No Rio de Janeiro, 132 culturais participaram do processo seletivo no estado do RJ para o Duelo de MCs Nacional 2017. Todas representam o movimento Hip Hop, mas só uma pessoa vai subir ao palco do Viaduto Santa Tereza em novembro com essa missão.

As 17 rodas culturais que sediam as seletivas no Rio foram escolhidas através de enquete online criada pelo coletivo Família de Rua, responsável pelo projeto Duelo de MCs. Continuando um trabalho que já vem sendo desenvolvido desde o ano passado, num sentido contrário às lógicas meritocratas que geralmente predominam nas competições, a organização do Duelo de MCs Nacional 2017 mapeou todas as rodas culturais ativas no estado do Rio de Janeiro, por meio da enquete, e mobilizou milhares de seguidores desses eventos.

Com isso, pela primeira vez no RJ, um total de 13 municípios entraram no circuito de Seletivas RJ, descentralizando a tomada de decisões, afinal, com critérios cada vez mais amplos, democráticos e transparentes, fica garantida a realização de um circuito realmente participativo.

No ano passado, o circuito de seletivas estaduais no RJ contou com nove etapas, e a final estadual foi na Roda Cultural de Vila Isabel que, em parceria com a Quarta Under e a Roda Cultural do Méier, reuniu mais de duas mil pessoas na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel.

Em 2015, MC Orochi (de São Gonçalo) conquistou o tão sonhado título, e, pela primeira vez, o estado do RJ saiu campeão. Já quem se classificou para o Duelo de MCs Nacional no ano passado foi o MC Samurai (de São Gonçalo), que venceu o MC Fael na final estadual, e garantiu sua vaga no Nacional, em BH. Samurai teve ótimo desempenho no Duelo de MCs Nacional 2017, chegando à finalíssima com o campeão Sid, do Distrito Federal. Os estados detentores do título de Campeão Nacional são: Minas Gerais (duas vezes), Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Em todas as etapas classificatórias serão abertas vagas para quem quiser batalhar. Quem tiver interesse em tentar uma vaga para a Final Estadual, pode acompanhar o circuito de etapas classificatórias, que começa hoje, 22.

Acontecerão etapas classificatórias em 13 municípios: Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nilópolis, Macaé, Campos dos Goytacazes, Rio Bonito, Itaboraí, Cabo Frio, Nova Friburgo, Teresópolis e Volta Redonda. A data de divulgação da etapa na Roda Cultural de São Gonçalo – Batalha do Tanque, assim como a data e o local da Final Estadual RJ serão divulgados nos próximos dias na página do evento Seletivas Rio de Janeiro – Duelo de MCs Nacional.

Confira o calendário de seletivas.

22/09 – Etapa 1 (Sexta)
RCPO- Roda cultural da praça de Olinda
Local do evento: Praça de Skate de Olinda (Olinda, Nilópolis – RJ)

24/09 – Etapa 2 (Domingo)
Roda Cultural Da Santa Tereza
Local do evento: Praça Santa Tereza – Centro, Teresópolis – RJ

27/09 – Etapa 3 (Quarta)
Batalha de São Salvador
Local do evento: Praça São Salvador, Centro Campos dos Goytacazes – RJ

28/09 – Etapa 4 (Quinta)
Roda Cultural da 4P
Local do evento: Praça Dom Basílio (4P) – Pavuna, Rio de Janeiro – RJ

30/09 – Etapa 5 (Sábado)
Batilha no Gogó
Local do evento: Pista de Skate do Cocotá, Ilha do Governador, Rio de Janeiro – RJ

03/10 – Etapa 6 (Terça)
Penso, Logo Rimo
Local do evento: Praça da Cidadania, Cabo Frio – RJ

07/10 – Etapa 7 (Sábado)
Rap Da Ponte – Macaé Rj
Local do evento: Parque da Cidade – Macaé – RJ

12/10 – Etapa 8* (Quinta)
Roda Cultural da Ilha do Governador
Local do evento: Pista de Skt da Ilha do Governador, Aterro do Cocotá, s/nº (Rio de Janeiro – RJ)

12/10 – Etapa 9* (Quinta)
Roda Cultural de Itaboraí – Batalha da Foice
Local do evento: Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, Itaboraí – RJ

13/10 – Etapa 10 (Sexta)
Batalha da Serra
Local do evento: Centro de Turismo, Centro, Nova Friburgo – RJ

20/10 – Etapa 11 (Sexta)
Roda Cultural Complexo do Cajú OFC
Local do evento: Rua Carlos, Seidl, Praça Ladeira dos Funcionários, Caju (Rio de Janeiro – RJ)

21/10 – Etapa 12 (Sábado)
RapFreeJazz
Local do evento: Praça do Galo – Parque Fluminense – Duque de Caxias – RJ

22/10 – Etapa 13 (Sexta)
Roda Cultural de Volta Redonda
Local do evento: Rua General Oswaldo Pinto da Veiga, Vila Santa Cecília (Embaixo da Biblioteca Municipal), Volta Redonda – RJ

24/10 – Etapa 14 (Terça)
Batalha Do Largo
Local do evento: Praça do Largo da Batalha, Niterói – RJ

27/10 – Etapa 15 (Sexta)
Festival de Rap de São Gonçalo #ligarj
Local do evento: Praça da Trindade (Praça Leonor Corrêa), São Gonçalo – RJ

28/10 – Etapa 16 (Sábado)
Roda Cultural de Rio Bonito
Local do evento: Completo Poliesportivo Bonitão (Av. Inguita, nº 55 – Cidade Nova, Rio Bonito – RJ)