Documentário sobre afroempreendedores estreia no Alemão

Marcelo Ramos, criador da cerveja Complexo do Alemão, é um dos entrevistados. (Créditos: Divulgação)

Grana Preta, curta-documentário do coletivo GatoMIDIA sobre negócios em favela e empreendedores negros, vai ser lançado neste sábado, 16, na Casa Brota – Coworking de Favela, no Complexo do Alemão. Além da exibição, o espaço realiza um bate-papo sobre afroempreendedorismo com o criador da cerveja Complexo do Alemão Marcelo Ramos, o ator, integrante da Casa Brota e diretor do curta-metragem Marcelo Magano e a jornalista e cineasta Marcela Lisboa. O debate é mediado por Thamyra Thâmara, criadora do GatoMIDIA.

Segundo o Data Favela, as favelas do Rio de Janeiro movimentam 68,6 bilhões de reais por ano. Quatro em cada dez moradores de favelas têm vontade de empreender, o que significa um grande potencial de geração de renda para a própria comunidade sem os preços inflacionados do asfalto. Grana Preta foi produzido pelo GatoMIDIA com o objetivo de debater os métodos e formatos dos negócios desenvolvidos nas favelas e por empreendedores negros, ou seja, o chamado black money. A ideia de produzir o documentário surgiu depois de uma pesquisa qualitativa desenvolvida.

– O que mais nos chamou atenção foi perceber que grande parte dos comerciantes abriram seus negócios motivados pelo desejo de trabalhar perto de casa e pela possibilidade de organizar seu tempo, rotina, destaca Thamyra, que também é roteirista do curta.

Além da exibição deste sábado, Grana Preta também vai ser apresentado ainda no Bistrô Estação R&R no próximo sábado, 23, e no Instituto Black Bom em 10 de outubro.

 

Serviço:
Lançamento Documentário Grana Preta + debate
Data: 16 de setembro, às 19h
Endereço: Casa Brota (Rua Ary Barroso, 17, Complexo do Alemão, Rio de Janeiro – RJ)
Entrada franca.