Documentário retrata moradores de rua do entorno do Alemão

Créditos: Divulgação

A população de rua da Zona Norte do Rio é o tema do curta-metragem Somos Mais. Idealizado pela rapper, colaboradora da ANF e moradora do Complexo do Alemão Sabrina Martina, o documentário apresenta história de moradores de rua de bairros do entorno em sessões de exibição na favela durante a próxima semana.

Com o intuito de promover uma experiência positiva de conhecimento, reconhecimento e valorização do outro nas mais variadas situações de exclusão e preconceito, Somos Mais nasceu das observações cotidianas de Sabrina, que sempre via o sem-teto sr. Wilson durante o trajeto entre sua casa e o trabalho. O projeto é fruto do edital PAT – Plano de Autonomia Territorial, realizado pelo Programa Caminho Melhor Jovem, escrito a quatro mãos com o amigo Luiz Rafael Neto.

– Certo dia, quando estava passando, ele respondeu o meu cumprimento com lágrimas nos olhos, dizendo: “obrigado por falar comigo! As pessoas passam por aqui e não me veem, me tratam como lixo”. Tempos depois, ele faleceu e eu fiquei me perguntando: “como eu, que sou moradora de favela, que já sofri e sofro preconceito e discriminação racial e social, sou capaz de reproduzir isso com outras pessoas?”, indaga.

Lançado no último dia 13 no Cine Carioca Nova Brasília, Somos mais realiza sessões gratuitas nas sedes dos projetos Educap e Instituto Raízes em movimento. Os bate-papos após as exibições com convidados, como o poeta e pesquisador Rodrigo Bodão (18/05), pretendem trazer para dentro da favela um novo ponto de vista sobre as pessoas em situação de rua.

 

Serviço:
Exibições Somos Mais
Datas: 15 de maio (Educap), às 10h e às 15h; 18 de maio (Instituto Raízes em Movimento), às 15h
Endereço: Educap – Espaço Democrático De União, Convivência, Aprendizagem E Prevenção (Rua Canitar – Campo do Sargento, S/N, Complexo do Alemão, Rio de Janeiro – RJ); Instituto Raízes em Movimento (Avenida Central, 68, Complexo do Alemão, Rio de Janeiro – RJ)
Entrada franca (doação de 1kg de alimento não perecível e ração para cães e/ou gatos)