Desenrolos da Juventude Negra de Favela

Desenrolos da Juventude Negra da Favela - 13-05

 

A data histórica do 13 de Maio não será apenas lembrada como Libertação dos Escravos e sim no ano de 2015, como o marco inicial da primeira edição do Desenrolos da Juventude Negra de Favela, que é um ciclo de encontros de jovens de várias favelas da Cidade, que juntos poderão trocar ideias, experiências e se expressar através de varias linguagens artísticas a realidade de seu cotidiano em torno do tema principal em questão: O Genocídio da Juventude Negra.

A iniciativa é do Instituto Pérola Negra, organização que atua na defesa dos Direitos Humanos dos afrodescendentes prioritariamente das mulheres de Favela com o apoio institucional da Secretaria de Gênero, Raça e Etnia da Federação de Associações de Favelas do Rio de Janeiro – FAFERJ, que se relaciona com aproximadamente 1800 favelas em todo Estado e a produção fica a cargo da Awre Produções Culturais, produtora criada por jovens negros voltado ao empreendedorismo social.

O evento será realizado na sede da FAFERJ na Praça da República, 24 – Centro do Rio, das 19:00 às 22:00. As intervenções artísticas são do Movimento 2.0.5 com espetáculo de Dança de Rua “O Despertar do Gigante”, Roda de Breaking com GBCR – Gang de Break Consciente da Rocinha, exibição de vídeo do coletivo Ambulante Cultural e Joyce Oliveira fazendo graffiti. Os provocadores da Roda de troca de ideia que vão aquecer os “desenrolos” são: Mv Hemp do coletivo Ambulante Cultural, Thula Pires Prof. de Direito da PUC –RJ, Dudu de Morro Agudo do Enraizados, Wellington do Coletivo Favela Não Se Cala, Luiz Xavier do CBZO Crew, Caroline Amanda do Coletivo Carolina de Jesus, Luck da Zulu Nation Brasil e GBCR, Leo do Coletivo Ocupa Alemão e Combatentte Xavier da Awre Produções, Instituto Pérola Negra e colaboradora da ANF.

Desenrolos de Juventude de Favelas tem o apoio da UNEGRO e parceria da ANF e Zulu Nation Brasil.