Debate discute comunicação comunitária e mídia alternativa

Créditos: ANF

Depois de receber a Medalha Pedro Ernesto na quarta-feira, a Agência de Notícias das Favelas realizou na noite de ontem, 09, o Debate Público sobre Comunicação Comunitária e Mídia Alternativa também na Câmara dos Deputados. A iniciativa é uma parceria com o mandato do vereador Leonel Brizola Neto (PSOL). Ivana Bentes (ECO/UFRJ), Raull Santiago (Coletivo Papo Reto), Carla Santos (Barão de Itararé), Julianne Gouveia (ANF) e Gizele Martins (Jornal O Cidadão da Maré) participaram do evento.

Créditos: ANF
Créditos: ANF

Ao lado do diretor e fundador da ANF André Fernandes e do próprio Brizola Neto, os comunicadores dividiram com o público suas impressões e questões relativas à comunicação dentro das favelas e movimentos sociais. Não faltaram críticas à maneira como a grande imprensa trata a militarização das favelas, à falta de apoio do poder público aos comunicadores populares e à necessidade de modelos de financiamento para o setor, como o caso da cidade de Niterói, que está em vias de aprovar uma lei que destina 30% da verba publicitária da Prefeitura para os veículos comunitários.

O debate também trouxe à tona a necessidade de união entre os próprios coletivos. André Fernandes retomou a ideia de Ivana Bentes, que durante o I Encontro Latino-americano de Comunicação Comunitária, sugeriu a necessidade da formalização de uma associação de comunicação comunitária e mídia livre para gerar sinergia entre os diversos atores do movimento.

Créditos: Renata Duarte / ANF
Créditos: Renata Duarte / ANF